Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Festas felizes!

   A Equipa da Biblioteca Escolar de Resende deseja, a todos os utilizadores e respetivos familiares, um santo e feliz Natal e um novo ano recheado de saúde, paz, sorte, alegria, leituras e muitos sucessos!


segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Comemorar para Recordar


No âmbito do projeto "Comemorar para Recordar", na BE do CESC, professores e alunos, vivem já o Natal.  Lêem-se e escrevem-se textos alusivos à quadra,  descobrem-se usos e costumes, prepara-se a festa com a euforia, o encanto e a magia que só as crianças lhe sabem imprimir. Na BE, fez-se a leitura e explorou-se oralmente, nas áreas vocabular e gramatical, a história,  "A Viagem do tio António" do livro "O Natal é hoje", do autor César Luís de Carvalho, com os alunos da turma do 4º ano, SC1, em colaboração com a professora Zezinha. Discutimos os valores da família e a sua relevância na vivência do Natal, e em como seria importante que se vivessem não só nesta época mas, em todos os dias do ano. Foi sugerido aos alunos que pensassem em palavras associadas ao Natal e, a partir delas, elaborassem pequenos textos,(poesias, acrósticos...), que aqui se publicam. Parabéns a todos.
A Prof. Bibliotecária,

Glória Gonçalves


  


 

   


quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Novidades de FD na BEgas

   Um enorme agradecimento à Dra. Maria José, representante da Porto Editora, pela gentil oferta de livros à BEgas, no contributo para a melhoria das literacias dos nossos alunos!

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

"Todos juntos podemos ler"

Em trabalho colaborativo com os professores e alunos da Educação Especial, realizaram-se na BE do CER, atividades no âmbito do projeto "Todos Juntos Podemos Ler". Após o visionamento da curta metragem "Cordas", promovida pelos  professores, os alunos elaboraram na BE o registo da mesma, expressando através do desenho e de frases sugestivas, as suas opiniões. Realizou-se também uma atividade de leitura e exploração da história "A Joaninha Quadrada", promovida pela equipa da BE, que teve como  principal objetivo, sensibilizar para a aceitação das diferenças de forma positiva ou seja, como um meio de enriquecimento pessoal, escolar e social. O registo da história ficou expresso num cartaz, onde se colocaram as personagens da história, pintadas pelos alunos e colocadas à volta da personagem principal. Afinal, TODOS JUNTOS PODEMOS APRENDER. Obrigada a todos pela partilha.

A PB, Glória Gonçalves

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Comemorar para recordar - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

   No âmbito das atividades comemorativas do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os alunos da Educação Especial da Escola Secundária, acompanhados por outros alunos interessados, visionaram, durante o intervalo da manhã, o vídeo "Cuerdas" e refletiram sobre a temática, tendo sido suscitado o interesse geral e despertada a emoção.
   Durante o dia, todos os utilizadores da BEgas tiveram a oportunidade de registarem o seu pensamento pessoal, relativamente à sensibilidade que o tema desencadeia, em termos de vivências e sensações. Os trabalhos foram integrados no painel, previamente elaborado pelas professoras Marisa e Elisabete.
    Que a recordação dos sentimentos deste dia constitua uma atitude diária para com os mais carentes de atenção e afeto!
A PB, Minervina Dias


Educação literária

No âmbito do projeto Ler a crescer, a professora Cândida Almeida e os alunos do 1º ano da turma R8, vieram à BE do CER ouvir a história "O Pinheiro" de Hans Christian Andersen. Após a leitura, as crianças falaram das suas vivências em relação à festa do natal e disseram palavras que lhe estavam associadas. Por fim, decoraram um pequeno pinheiro e, com todos, construimos uma árvore, decorada com bolas coloridas, onde registamos as frases  elaboradas pelos alunos.

A PB,
Glória Gonçalves

No âmbito do projeto "Ler a Crescer", as crianças do JICE1 e do JICE2 do CESMM visitaram a biblioteca escolar para ouvir e registar a história "Corre, corre cabacinha" de Alice Vieira.