Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
terça-feira, 17 de janeiro de 2017
Explorar o espaço físico e virtual da BEgas

No dia 16 de janeiro, foram dinamizadas duas sessões de trabalho colaborativo, em articulação PB e professor Vasco Alves, na BEgas, envolvendo, desta vez, as turmas A e B do 10.º ano de escolaridade, no âmbito da atividade Explorar o espaço físico e virtual da BEgas, integrada na iniciativa Vamos ler e pesquisar!, que, por sua vez, se enquadra na ação do PAA do AER, Partilhar para Melhorar.
Os alunos cumpriram o Bibliopaper e os desafios que lhes foram propostos com muito interesse e dedicação, tendo por objetivos principais:
. Desenvolver o conhecimento das secções temáticas da
Biblioteca e da arrumação do Fundo Documental;
. Promover as literacias da biblioteca, da leitura, da informação, digitais e tecnológicas;
. Proporcionar a divulgação / utilização de links educativos do Blogue da BE e das suas potencialidades.
. Promover as literacias da biblioteca, da leitura, da informação, digitais e tecnológicas;
. Proporcionar a divulgação / utilização de links educativos do Blogue da BE e das suas potencialidades.
A PB, Minervina Dias
segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
Acácia e os Fantasminhas, de Margarida Pogarell, na BEgas
No dia 6 de janeiro, a Acácia, de Armamar, "menina doce, de olhos azuis e cabelos cor de avelã, diferente de todasas crianças", foi recebida, na BEgas, por simpáticos e solidários jovens da Escola Secundária, incluindo os da Educação Especial, que lhe dedicaram muita atenção e dois cartazes.




O livro Acácia e os Fantasminhas, de Margarida Pogarell, constituiu o mote para relembrarmos a inclusão social. A carinhosa intervenção da Dr.ª Sónia (psicóloga que acompanha a Acácia) e da D.ª Clara (mãe da menina) revelou a coragem, o sorriso e a determinação com que a Acácia vive o seu dia a dia e como interage com os outros, na sua vida escolar, pessoal e social.
A presença do senhor diretor do AER, da senhora vereadora da educação de Resende e da senhora bibliotecária de Armamar enriqueceram este encontro de palavras, leitura e solidariedade!
O valor da venda do livro reverte para a Acácia e para a melhoria das suas condições de vida.
A PB, Minervina Dias
domingo, 8 de janeiro de 2017
Expor, Ler e Refletir
Nesta época, em que se respirava Natal em toda a escola, a BE não podia ser exceção. Nas BEs dos Centros escolares do Agrupamento de Escolas de Resende expusemos a literatura dispoível, relacionada com o tema,lemos e refletimos sobre a história, o sentido, as vivências, as tradições, enfim, sobre tudo aquilo que está associado ao Natal e a forma como ele é entendido e vivido na nossa terra, pelas nossas crianças. Através destas atividades, aprendemos a descobrir quem somos e a a valorizar o que temos.
A Professora Bibliotecária,
Glória Gonçalves
Glória Gonçalves
quinta-feira, 5 de janeiro de 2017
Expor, ler e refletir - Roteiros de Resende
Os alunos da turma 7.º A foram desafiados, pela sua professora de Português, Rita Almeida, a criarem um Roteiro subordinado a Resende ou a uma das suas freguesias, tendo por principal objetivo Promover o conhecimento do meio local.
Os trabalhos apresentados na sala de aula encontram-se, agora, expostos na BEgas, para leitura, análise e reflexão.
Muitos parabéns à turma, pelos excelentes documentos criados!
A PB, Minervina Dias
terça-feira, 20 de dezembro de 2016
Festas felizes!
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
Comemorar para Recordar
No âmbito do projeto "Comemorar para Recordar", na BE do CESC, professores e alunos, vivem já o Natal. Lêem-se e escrevem-se textos alusivos à quadra, descobrem-se usos e costumes, prepara-se a festa com a euforia, o encanto e a magia que só as crianças lhe sabem imprimir. Na BE, fez-se a leitura e explorou-se oralmente, nas áreas vocabular e gramatical, a história, "A Viagem do tio António" do livro "O Natal é hoje", do autor César Luís de Carvalho, com os alunos da turma do 4º ano, SC1, em colaboração com a professora Zezinha. Discutimos os valores da família e a sua relevância na vivência do Natal, e em como seria importante que se vivessem não só nesta época mas, em todos os dias do ano. Foi sugerido aos alunos que pensassem em palavras associadas ao Natal e, a partir delas, elaborassem pequenos textos,(poesias, acrósticos...), que aqui se publicam. Parabéns a todos.
A Prof. Bibliotecária,
Glória Gonçalves



Subscrever:
Mensagens (Atom)











