Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Miúdos a votos - Votação e escrutínio

   No âmbito da eleição "Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?", realizada no passado dia 16, na Escola Secundária, envolvendo os alunos do 3.º ciclo, destacamos os dois livros nomeados, Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, e A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez, com 36 e 24 votos, respetivamente.
   A apresentação nacional dos resultados eleitorais decorrerá no dia 20 de abril.

   Muitos parabéns, a todos os alunos envolvidos neste processo eleitoral, iniciado no dia 5 de dezembro de 2016, com a fase do recenseamento.
A PB, Minervina Dias

Aprender com a BE


Na BE do CESC, realizou-se uma sessão de escrita criativa com os alunos do 3º ano, em trabalho colaborativo com a professora titular de turma, a partir da vivência do dia do pai. Propôs-se aos alunos que , cada um, caracterizasse o seu pai e,com os adjetivos selecionados elaborasse um caligrama. Eis alguns dos resultados.

A PB
Glória Gonçalves
                                                                                                       

  


quarta-feira, 15 de março de 2017

Faça lá um poema - Aluna do AER premiada

   Muitos parabéns à aluna Cristiana Tamborino Ribeiro, que viu atribuído o primeiro prémio ao seu poema "Águas do rio...", no âmbito da 8.ª edição do Concurso Faça lá um poema, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Fundação Centro Cultural de Belém.
A PB, Minervina Dias

terça-feira, 14 de março de 2017

Texto coletivo da turma R12, sobre a primavera



Os alunos da turma R12, do 2º ano, elaboraram um bonito texto subordinado ao tema "A Primavera". Depois de escrito e ilustrado, quiseram partilhá-lo, expondo-o na BE e, publicando-o também, aqui no nosso blog. Parabéns aos alunos e à professora Rosa Casarões.

A PB,
Glória Gonçalves

 

quinta-feira, 9 de março de 2017

Comemorar para recordar

Em trabalho colaborativo com a titular da turma R1 e os seus alunos do 3º ano, realizou-se, na BECER uma atividade subordinada ao tema "Dia Internacional da Mulher". Numa época em que os meios de comunicação social nos dão conta de situações constantes de violência e discriminação sobre as mulheres, achou-se pertinente debater esta questão, refletir sobre o papel da mulher, partindo da sua importância na vida de cada um até à sua importância na sociedade, A Educadora Ana Gabriel, membro da equipa desta BE, proporcionou, na Internet, a pesquisa sobre a origem desta comemoração e a sua importância ao longo do tempo. Os alunos tiveram ocasião de manifestar as suas opiniões e discuti-las em grupo. Em seguida, elaboraram textos sobre a temática explorada, desenharam e pintaram a imagem de uma "Mulher" e construíram o bonito cartaz que aqui se publica.

A Prof. Bibliotecária
Glória Gonçalves

.

terça-feira, 7 de março de 2017

Literacia 3D - segunda fase

   Três alunos representantes do AEResende deslocaram-se, hoje, a Vila Real, para participarem na 2.ª fase do concurso nacional "Literacia 3D", promovido pela Porto Editora. Pela segunda vez, aderiram, com muito entusiasmo, ao desafio das literacias (ciência, matemática e leitura), colocando à prova as suas competências digitais e a sua excelente capacidade de transformação da informação em conhecimento.
   Muitos parabéns ao Bruno Oliveira, à Carolina Sala e ao Pedro Afonso, pelo seu empenho e sentido de responsabilidade!
   Um especial agradecimento à autarquia, na pessoa da senhora vereadora da educação, Dr.ª Sandra Pinto, pela cedência do transporte!
A PB, Minervina Dias