Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Encontros com os livros / Voluntários da Leitura - turma A

   Nem sei por onde começar!
   A manhã começou plena de emoções! O 7º A promoveu, na sua sala, “encontros com os livros” e com as leituras, no âmbito da atividade “Voluntários da Leitura”. Foi uma aula maravilhosa, uma vez que recebemos mães que deixaram um testemunho muito bonito sobre a temática. Quer a mãe Carla (mãe da Margarida) quer a mãe Sónia (mãe da Maria) incutiram na plateia um encantamento especial pelas palavras que usaram!
   Os seus relatos e Histórias de vida revelaram que o percurso feito e as oportunidades experimentadas chegaram pela mão dos livros.
   O poder da leitura, o poder de um gesto e a visão da Escola foram amplamente elogiados. Perceber o que se lê, e por que é que se tem de ler, foi também a deixa para a partilha de textos singulares, escritos pela mãe Carla! A plateia escutou, saboreou e entendeu que este momento ainda não tinha acabado…
   O uso da palavra pela mãe Sónia tocou-nos pela forma como nos deixou tão presentes os valores do AMOR, do RESPEITO pelo outro e pelo poder que um livro pode ter para partilharmos sonhos, cumplicidades e afetos. Eu, professora desta turma tão especial, fiquei sem palavras para retribuir o momento! Há muito que não sentia esta sensação de me comover com TODAS as palavras usadas pelas mães num contexto como este…
   Parabéns à turma! Parabéns à aluna Margarida, que proporcionou um lanchinho muito doce aos seus coleguinhas! À mãe do António, que esteve um bocadinho connosco e a todas as mães que, de uma forma ou de outra, estiveram presentes através da postura dos seus filhos!
   Não sei como terminar…
   Depois deste momento, segui outro na Biblioteca da Escola. Muito bom, também! O encontro “Biblioteca Humana, com Ana Maria Pinto” fez da minha manhã emoção! Plena! Completa!
Post scriptum: tenho de falar no começo da tarde! Nela expusemos alguns trabalhos de escrita realizados pelos alunos das turmas Pief, 9ºB e 7ºA. Ficam as imagens!
   Obrigada “Escola” por eu estar feliz!
                                                                                                                                          Prof.ª  Rita Almeida

Cartaz do AER - Semana da Leitura


quarta-feira, 22 de março de 2017

Escritores e dinamizadores da Semana da Leitura do AER

   Muitos parabéns aos alunos do oitavo ano e ao seu professor de TIC, pelos criativos cartazes alusivos à presença dos escritores e dinamizadores que estarão presentes nas nossas escolas, durante a Semana da Leitura, que decorrerá de 27 de março a 4 de abril, subordinada ao tema O prazer de Ler.
   Continuação de excelentes trabalhos!
A PB, Minervina Dias







Cartazes - Semana da Leitura

   Nas BEs dos centros escolares de Resende, alunos de diversas turmas da educação pré-escolar e do 1º CEB, envolveram-se na elaboração dos cartazes da semana da leitura, que ocorrerá do dia 27/03 a 04/04 de 2017. Com algumas turmas do 3º e 4º anos, exploramos o tema deste ano "Ler prazer/p`ra ser", desafiando os alunos a criar caligramas, usando as palavras LER, SER e PRAZER. Os mais pequenos, pintaram e ajudaram a decorar.  Parabéns aos artistas!

A PB, Glória Gonçalves



Aprender com a Biblioteca Escolar

Na BE do CESC, trabalhou-se a obra de José Francisco Rica "O Coelho que queria ser Artista", em trabalho colaborativo com a professora Susana e a sua turma do primeiro ano. Após a leitura, exploramos o vocabulário e descobrimos os sinónimos das palavras difíceis. Exploramos um extrato do texto e preenchemos as lacunas. Por fim, desvendamos uma charada, descobrindo através das iniciais dos nomes de alguns animais, um dos valores presentes na história.


A PB,
Glória Gonçalves



terça-feira, 21 de março de 2017

Encontro com o escritor André Fernandes, na Escola Secundária


    
   A Escola Secundária de Resende recebeu, hoje, o querido escritor André Fernandes, que veio acompanhado pelo seu tio Jorge.
   Alunos do ensino secundário e respetivos professores tiveram a honra de ouvir o autor, com bastante atenção e agrado. 
   Através da apresentação dos seus livros "Tia Guida" e "25+ A vida é uma escola", este excelente comunicador partilhou, de uma forma muito cativante, questões subordinadas ao perdão, amor, saúde, violência doméstica, bullying e espiritualidade.
   Muito agradecidos, querido André Fernandes, por todas as palavras de ensinamento, coragem e generosidade com que nos abraçou!
A PB, Minervina Dias