Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
quarta-feira, 19 de abril de 2017
terça-feira, 4 de abril de 2017
Semana da Leitura do AEResende - Atividades realizadas

As atividades comemorativas da
Semana da Leitura do AEResende, que decorreram de 27 de março a 4 de abril,
subordinadas ao tema O Prazer de Ler, abrangeram elevados contributos, a nível
da experiência de vida e de escrita pessoal dos escritores e dinamizadores
convidados: Li Li e Ri Ri; Joana Nogueira e Jorge Pinto (no Centro Escolar de
Resende); José Francisco Rica (no Centro Escolar de S. Martinho de Mouros e de
S. Cipriano); César Luís de Carvalho; Joaquim Correia Duarte; Célia Sequeira
(na EB2); Ana Maria Pinto; João Paulo Batalha; Paulo Sequeira, Pedro Ferreira,
José Vicente; Gorgi Batista (na Escola Secundária).

No âmbito desses encontros, com Escritores e Biblioteca Humana, fomos
agraciados com a simpática presença dos senhores: diretor e subdiretor do AER,
vereadora da educação e cultura, coordenadora interconcelhia das bibliotecas
escolares e bibliotecária municipal de Resende.
Algumas turmas usufruíram da generosa adesão de encarregados
de educação, numa alegre partilha de contos orais e lidos, no âmbito da
iniciativa Voluntários da Leitura. Realizaram-se
encenações da leitura, o "Palavrear com poesia", Trinta minutos todos a ler com prazer; Leituras interturmas
com prazer…
A todos os interventores e colaboradores, alunos, docentes,
assistentes operacionais, professores de TIC e de EV, membros da direção e
ilustres convidados, uma reconhecida gratidão, por terem feito desta Semana uma
verdadeira Festa da Leitura! A PB, Minervina Dias
segunda-feira, 27 de março de 2017
Encontros com os livros / Voluntários da Leitura - turma A
Nem sei por onde começar!
Os seus relatos e
Histórias de vida revelaram que o percurso feito e as oportunidades experimentadas
chegaram pela mão dos livros.
O poder da leitura,
o poder de um gesto e a visão da Escola foram amplamente elogiados. Perceber o
que se lê, e por que é que se tem de ler, foi também a deixa para a partilha de
textos singulares, escritos pela mãe Carla! A plateia escutou, saboreou e
entendeu que este momento ainda não tinha acabado…
Parabéns à turma!
Parabéns à aluna Margarida, que proporcionou um lanchinho muito doce aos seus
coleguinhas! À mãe do António, que esteve um bocadinho connosco e a todas as
mães que, de uma forma ou de outra, estiveram presentes através da postura dos
seus filhos!
Não sei como terminar…
Depois deste
momento, segui outro na Biblioteca da Escola. Muito bom, também! O encontro
“Biblioteca Humana, com Ana Maria Pinto” fez da minha manhã emoção! Plena!
Completa!
Post scriptum: tenho de falar no
começo da tarde! Nela expusemos alguns trabalhos de escrita realizados pelos
alunos das turmas Pief, 9ºB e 7ºA. Ficam as imagens!
Obrigada “Escola”
por eu estar feliz!
Prof.ª Rita Almeidaquinta-feira, 23 de março de 2017
quarta-feira, 22 de março de 2017
Escritores e dinamizadores da Semana da Leitura do AER
Muitos parabéns aos alunos do oitavo ano e ao seu professor de TIC, pelos criativos cartazes alusivos à presença dos escritores e dinamizadores que estarão presentes nas nossas escolas, durante a Semana da Leitura, que decorrerá de 27 de março a 4 de abril, subordinada ao tema O prazer de Ler.
Continuação de excelentes trabalhos!
A PB, Minervina Dias



Cartazes - Semana da Leitura
Nas BEs dos centros escolares de Resende, alunos de diversas turmas da educação pré-escolar e do 1º CEB, envolveram-se na elaboração dos cartazes da semana da leitura, que ocorrerá do dia 27/03 a 04/04 de 2017. Com algumas turmas do 3º e 4º anos, exploramos o tema deste ano "Ler prazer/p`ra ser", desafiando os alunos a criar caligramas, usando as palavras LER, SER e PRAZER. Os mais pequenos, pintaram e ajudaram a decorar. Parabéns aos artistas!
A PB, Glória Gonçalves
A PB, Glória Gonçalves
Subscrever:
Mensagens (Atom)















