Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Fase Regional - Concurso Nacional de Leitura



   Seis alunos da Escola Secundária de Resende participaram, hoje, na Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura,  que decorreu no auditório da Associação Empresarial de Penafiel. Esta iniciativa teve a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Camões IP, a Direção-Geral da Administração Escolar e a RTP1.
   O momento cultural, que se seguiu à prova escrita, mereceu a atenção e a diversão dos jovens e dos professores acompanhantes das várias escolas da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.
   Os nossos alunos rejubilaram, no momento da revelação das cinco candidatas do 3.º ciclo desta fase, porque a colega Marisa Duarte, da turma 8.º A, foi chamada ao palco, para prestação da prova oral. A sua excelente participação, que contou com a declamação do poema «Palavras para a minha Mãe» e uma reflexão subordinada ao bullying, permitiu-lhe alcançar o resultado final de primeira suplente (segundo lugar).

   Muitos parabéns à Marisa Duarte e aos restantes participantes do AER (Marta Salgueiro e Tânia  Costa - do 3.º ciclo; Ana Patrícia Rasinhas, Gregório Silva e Jéssica Loureiro - do ensino secundário)!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Viaja no tempo... ao passado mágico dos livros!

   Até ao dia 20 de maio, poderás viajar até ao passado mágico dos livros, na BEgas!
   Visita, observa, folheia, ouve, lê, reflete e (re)vive!

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Desafio do Dia Mundial do Livro - Entrega de prémios



 

   Muitos parabéns, a todos os alunos que participaram no desafio do Dia do Livro, pelas suas enriquecedoras partilhas leitoras!
   Um especial agradecimento ao senhor Diretor do AER, pelas sábias palavras no momento da entrega da oferta da Porto Editora e da RBE a alguns dos alunos premiados!

terça-feira, 4 de abril de 2017

Semana da Leitura do AEResende - Atividades realizadas




As atividades comemorativas da Semana da Leitura do AEResende, que decorreram de 27 de março a 4 de abril, subordinadas ao tema O Prazer de Ler, abrangeram elevados contributos, a nível da experiência de vida e de escrita pessoal dos escritores e dinamizadores convidados: Li Li e Ri Ri; Joana Nogueira e Jorge Pinto (no Centro Escolar de Resende); José Francisco Rica (no Centro Escolar de S. Martinho de Mouros e de S. Cipriano); César Luís de Carvalho; Joaquim Correia Duarte; Célia Sequeira (na EB2); Ana Maria Pinto; João Paulo Batalha; Paulo Sequeira, Pedro Ferreira, José Vicente; Gorgi Batista (na Escola Secundária).
   No âmbito desses encontros, com Escritores e Biblioteca Humana, fomos agraciados com a simpática presença dos senhores: diretor e subdiretor do AER, vereadora da educação e cultura, coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares e bibliotecária municipal de Resende.
  Algumas turmas usufruíram da generosa adesão de encarregados de educação, numa alegre partilha de contos orais e lidos, no âmbito da iniciativa Voluntários da Leitura. Realizaram-se encenações da leitura, o "Palavrear com poesia", Trinta minutos todos a ler com prazer; Leituras interturmas com prazer…
   A todos os interventores e colaboradores, alunos, docentes, assistentes operacionais, professores de TIC e de EV, membros da direção e ilustres convidados, uma reconhecida gratidão, por terem feito desta Semana uma verdadeira Festa da Leitura! 

A PB, Minervina Dias

segunda-feira, 27 de março de 2017

Encontros com os livros / Voluntários da Leitura - turma A

   Nem sei por onde começar!
   A manhã começou plena de emoções! O 7º A promoveu, na sua sala, “encontros com os livros” e com as leituras, no âmbito da atividade “Voluntários da Leitura”. Foi uma aula maravilhosa, uma vez que recebemos mães que deixaram um testemunho muito bonito sobre a temática. Quer a mãe Carla (mãe da Margarida) quer a mãe Sónia (mãe da Maria) incutiram na plateia um encantamento especial pelas palavras que usaram!
   Os seus relatos e Histórias de vida revelaram que o percurso feito e as oportunidades experimentadas chegaram pela mão dos livros.
   O poder da leitura, o poder de um gesto e a visão da Escola foram amplamente elogiados. Perceber o que se lê, e por que é que se tem de ler, foi também a deixa para a partilha de textos singulares, escritos pela mãe Carla! A plateia escutou, saboreou e entendeu que este momento ainda não tinha acabado…
   O uso da palavra pela mãe Sónia tocou-nos pela forma como nos deixou tão presentes os valores do AMOR, do RESPEITO pelo outro e pelo poder que um livro pode ter para partilharmos sonhos, cumplicidades e afetos. Eu, professora desta turma tão especial, fiquei sem palavras para retribuir o momento! Há muito que não sentia esta sensação de me comover com TODAS as palavras usadas pelas mães num contexto como este…
   Parabéns à turma! Parabéns à aluna Margarida, que proporcionou um lanchinho muito doce aos seus coleguinhas! À mãe do António, que esteve um bocadinho connosco e a todas as mães que, de uma forma ou de outra, estiveram presentes através da postura dos seus filhos!
   Não sei como terminar…
   Depois deste momento, segui outro na Biblioteca da Escola. Muito bom, também! O encontro “Biblioteca Humana, com Ana Maria Pinto” fez da minha manhã emoção! Plena! Completa!
Post scriptum: tenho de falar no começo da tarde! Nela expusemos alguns trabalhos de escrita realizados pelos alunos das turmas Pief, 9ºB e 7ºA. Ficam as imagens!
   Obrigada “Escola” por eu estar feliz!
                                                                                                                                          Prof.ª  Rita Almeida