Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Turmas do AEResende solidárias - Histórias d'Ajudaris 17


   Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Resende participou no livro solidário da Ajudaris.
   O volume VI de “Histórias d’Ajudaris 17 - Histórias de encantar escritas por jovens autores” integra quatro histórias coletivas do AEResende, criadas no ano letivo de 2016/2017: “A Família Pimpinguim” – turma M4; “A ovelha Fofinha e o cordeirinho Chiquinho” – turmas JISC; “ABC da Família” – turma SC2; “Família” – 7.º A. 
   A apresentação pública do livro decorreu no dia 28 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, com a presença do senhor Diretor do AEResende e da aluna Clara Pinto, em representação das escolas participantes.
   Sejamos solidários, mais uma vez, ao adquirir um exemplar de Histórias de Encantar, na biblioteca de cada escola, por 5 euros, valor que reverterá a favor de crianças e famílias carenciadas.
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Dia da Biblioteca Escolar, na ES e na EB2

   No dia 23 de outubro, foram dinamizadas, nas bibliotecas, algumas atividades propiciadoras de leitura, escrita e partilha de ideias, tendo por principal objetivo Comemorar o Dia da Biblioteca Escolar.
   Na Escola Secundária, toda a comunidade escolar foi convidada a:
. participar no registo personalizado da palavra Biblioteca, escrita em diversas línguas, integrando o cartaz BE;
. visualizar (através de projeção multimédia), na zona de receção da escola, alguns registos fotográficos representativos de iniciativas desenvolvidas na e com a biblioteca escolar, decorridas desde o ano letivo da 2015/2016;
. receber e partilhar a leitura de uma frase subordinada à efeméride.
   Na EB2, dinamizou-se a partilha de mensagens criativas, transmitidas por alunos, professores e assistentes operacionais. Na BJCD, promoveu-se o intercâmbio de leituras das frases premiadas. Os meninos e professores da UAEM apresentaram os seus trabalhos comemorativos (cartaz e marcadores de livros) e envolveram-se na leitura recreativa e por prazer.
   Nas bibliotecas, foram, ainda, lidas e premiadas frases subordinadas ao desafio de escrita que decorreu desde o início do mês.
   A todos os participantes, um especial agradecimento e muitos parabéns, por terem preenchido este dia com tanta energia bibliotecária! 
A professora bibliotecária, Minervina Dias