Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

terça-feira, 24 de abril de 2018

Eleição na Escola Secundária - Miúdos a votos

   Muitos parabéns, às duas equipas dinamizadoras da Escola Secundária, pelo exercício de cidadania, e ao livro mais fixe eleito, "Auto da Barca do Inferno", que obteve 53 votos!
 Os restantes resultados foram os seguintes: "O Recruta" - 24 votos, "O Principezinho" - 2, "O Diário de Anne Frank" - 1, nulos - 2.
A PB, Minervina Dias

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Comemoração do Dia Mundial do Livro - Partilha de leituras

   No reconhecimento coletivo da importância do livro e dos autores, as escolas do AEResende e a Rede de Bibliotecas de Resende comemoraram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, desafiando alunos, funcionários e professores a participarem em algumas iniciativas: partilha de leituras / livro preferido (por escrito), Painel Virtual Coletivo (com a utilização do smartphone pessoal, na BEgas) e fase final do Campeonato da Língua Portuguesa.
   A Câmara Municipal também dinamizou um importante evento, que consistiu na apresentação do Portal da Rede de Bibliotecas de Resende, do projeto do Banco Municipal de Livros Escolares e no lançamento do livro impresso "Escrita em três ciclos: histórias originais", representante do último ebook do mesmo projeto, com acesso através do Blogue da Biblioteca Escolar.
   Muitos parabéns, a todos os colaboradores e participantes, pela alegria que ofereceram a este dia!
A professora bibliotecária, Minervina Dias

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

   No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, alunos da turma 2D partilharam o vídeo que criaram, motivando os utilizadores da BEgas ao visionamento dos mais fantásticos elementos do património natural e cultural mundiais, durante todo o dia letivo.
   Agradecidos, turma 2D!
A PB, Minervina Dias

sexta-feira, 23 de março de 2018

Balanço da Semana da Leitura do AEResende

   De 19 a 23 de março, decorreu a Semana da Leitura, no nosso Agrupamento de Escolas, subordinada ao tema "Pétalas de Leitura". Nesta festa, diversas atividades (relativas à leitura, à escrita, à poesia, à encenação e aos livros) preencheram o nosso dia a dia escolar. Houve Encontros com Escritores (Alberto Almeida, André Fernandes, César Luís de Carvalho, Joaquim Correia Duarte, José Brites, Palmira Martins e Vitorino Silva), Palavrear com Poesia, Encenações de Leitura, "Diálogos com Pessoas", Todos juntos podemos ler com prazer - Trinta minutos a ler (em silêncio), A Poesia vai à rua, Voluntários da Leitura (Leitura a par e "Conta Comigo!"), Pétalas de leitura entre turmas, Concurso Nacional da Leitura (fase municipal), Chá com Livros, Ler dá Saúde, Encontros Intergeracionais, Exposição de Cartazes da Semana da Leitura, Coleção de Marcadores de Livros...
   Os vários eventos socioculturais da semana, favorecidos pela profícua articulação de trabalhos, a nível de departamentos e de escolas, promoveram a arte da leitura, da expressão e da cidadania. Estas parcerias escolares, juntamente com as extra-escolares, foram essenciais para o sucesso das iniciativas.
   Um reconhecido agradecimento a todas as "pétalas da leitura": alunos, funcionários, pais/EE, professores, equipa da BE, coordenadores de departamento e de escola, membros da Direção do AER, elementos da Autarquia, patrocinadores, escritores e promotores de atividades.
   Partilhamos, aqui, diversos testemunhos fotográficos de alguns momentos que floriram o nosso "jardim"!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias







  

quarta-feira, 21 de março de 2018

Debate e comício, na ES, pelo livro mais fixe!


   
   Foi um caloroso entusiasmo pela iniciativa "Miúdos a votos" que levou dois grupos de alunos da Escola Secundária à BEgas, para participarem no primeiro debate em defesa do livro mais fixe: "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente;  "O Recruta", de Robert Muchamore.
   O tema "A adequação dos conteúdos das duas obras à sociedade atual" serviu de mote à apresentação de argumentos e à troca de ideias, as quais se revelaram muito renhidas.
   Salientamos alguns depoimentos:
. O "Auto da Barca do Inferno" (ABI) serve para moralizar e adequa-se ao tempo em que vivemos. Devemos atuar corretamente na vida, aqui, pois o nosso destino está marcado. - Fábio Madureira, 9.º A
. "O Recruta" (OR) também se adequa à nossa realidade e é um livro bastante interessante. - Carolina Monteiro, 7.º B
. Com o ABI, podemos aprender mais lições do que com OR. - Inês Matos, 9.º A
. O ABI também nos mostra a evolução da língua portuguesa. - Rafael, 9.º A
. Os jovens também gostam das histórias mais recentes. Aprendemos novas coisas que nos fazem mudar a perspetiva de vida. De certa forma, OR também nos alerta para a mudança de hábitos e adequa-se a todas as idades. - Bruno Oliveira - 8.º D
. O autor de OR já conquistou muitos jovens portugueses. - Joana, 7.º B
. O autor de ABI é português e o livro está no PNL. - Marta, 9.º A
. OR ensina-nos a não desistirmos e a sermos cada vez mais fortes, mas o ABI também nos ensina a sermos melhores cidadãos. - Marisa, 9.º A
   Após o dinâmico debate, os alunos realizaram comício pelos vários espaços da Escola, apelando ao voto, a realizar no dia 24 de abril, na ES.
   Muitos parabéns, às duas equipas, pelo excelente trabalho de divulgação e apresentação das obras!
                                                                       A Professora Bibliotecária, Minervina Dias