Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
quinta-feira, 27 de setembro de 2018
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Desafios QR code, com turmas da ES

Desde o passado dia 25 de setembro que algumas turmas da Escola Secundária têm sido desafiadas pela Professora Bibliotecária a participarem em desafios QR Code. Partindo-se da instalação/utilização do respetivo software no smartphone pessoal dos alunos e respetivos professores, têm sido despertados a curiosidade e o interesse discente, na promoção de competências associadas à literacia da leitura, da biblioteca, da pesquisa e uso da informação, digitais e tecnológicas.
A PB, Minervina Dias
terça-feira, 25 de setembro de 2018
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
quarta-feira, 12 de setembro de 2018
sexta-feira, 29 de junho de 2018
sexta-feira, 1 de junho de 2018
Menções Honrosas - Concurso "Uma aventura... Literária 2018"
No presente ano letivo, quatro alunas da Escola Básica D. António José de Castro participaram no concurso "Uma aventura... Literária 2018", na categoria de texto original individual.
Muitos parabéns, às alunas participantes e, em especial, à Adriana Guimarães e Maria Miguel Botelheiro, pelas menções honrosas obtidas, respetivamente, com os textos "A floresta" e "Amiga de verdade"!
Continuação de grandes sucessos de escrita!
A professora bibliotecária, Minervina Dias
A
floresta
Levantei-me
muito cedo. Era primavera! O sol radiava e a brisa dançava com as folhas das
árvores. Então, saí de casa.
Caminhei, caminhei e caminhei, até
que encontrei um caminho cheio de terra clara e com pedras muito cinzentas como
cinzas. Ainda havia um pouco de relva muito verdejante. Desci o caminho com
muito cuidado e fui ter a uma enorme floresta.
Esta
era repleta de árvores grandes, cheias de folhas como um pavão. Também nelas
havia ninhos de pássaros e eles estavam a cantar uma maravilhosa música. O chão
estava coberto de rosas, malmequeres, lírios e narcisos e também havia uma
fonte com águas cristalinas.
De
repente, avistei, ao longe, um pouco da floresta toda, toda, toda queimada. Mais
tarde, vi ao longe uma luz muito, muito forte. Aproximei-me cada vez mais dela
e percebi que era uma varinha de condão num buraco escuro! Peguei nela e com
muita alegria, apontei-a para a parte queimada e, no mesmo instante, tudo se
transformou.
Enterrei a varinha de condão e fui para casa. Contei
tudo aos meus pais e eles deram-me um fortíssimo abraço.
Adriana Guimarães - 5.º A
Amiga de verdade
Esta é a história de uma rapariga que, ao contrário de outras, queria viver com pouco dinheiro!
Consegues imaginar o que é ser milionária? Pois esta rapariga é milionária, mas preferia não ser!
Elizabeth (a rapariga do conto) tem descendência real. Os dias da Elizabeth eram tristes, apesar de não lhe faltar nada. O mais importante, e que ela procurava ter, amor, carinho e atenção, estavam sempre em falta!
O dia do seu aniversário era o mais infeliz, o que para quase toda gente costuma ser muito alegre. Para os seus pais, esse dia era igual a todos os outros, pois o trabalho estava sempre em primeiro lugar.
Os dias dela aconteciam sempre da mesma maneira: quando acordava de manhã, as suas empregadas faziam-lhe o pequeno-almoço, enquanto ela se arranjava. De seguida, o motorista levava-a, na sua bela limusine, para o melhor colégio da cidade.
O colégio que frequentava ia receber uma menina nova. Ia tudo mudar! O seu nome era Libiana. As colegas de Elizabeth foram logo ter com a nova aluna. Queriam saber tudo sobre ela, onde vivia, quem eram os pais, enfim, coisas sem importância.
A Libiana perguntou-lhes porque é que a Elizabeth estava sozinha, sentada num banco, ao que as suas colegas responderam em coro.
– Ela é muito solitária, ninguém a consegue alegrar!
A Libiana questionou-as se elas já lhe tinham perguntado o porquê de ela ser assim. É que há sempre uma razão!
A Libiana decidiu ir falar com Elizabeth, porque o seu ar triste e distante, preocupava-a!
Passados alguns dias, já se notava alguma alegria naquele rostinho, tão apagado! A Elizabeth ganhara uma amiga! A Libiana tinha muito em comum com Elizabeth, não se importava com riquezas e também ela precisava de carinho e atenção!
A Libiana começou a frequentar a casa da nova amiga e, quando deu por isso, já eram as melhores amigas! Elizabeth já sorria e os dias eram mais coloridos!
Enfim, alguém se preocupava com ela, gostava e cuidava dela, tudo o que ela desejava!!!!!
Maria Miguel - 5.º E
terça-feira, 29 de maio de 2018
Alunos premiados no Campeonato da Língua Portuguesa
No Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, decorreu a Fase Final do Campeonato da Língua Portuguesa, na Escola Secundária.
Depois de apurados todos os resultados, temos o prazer de anunciar os dois vencedores: Bruno Tiago Oliveira, do 8.º D, e Maria João Pereira, do 11.º C.
A entrega dos certificados de participação e dos prémios, a todos os participantes, realizou-se no dia 28, na BEgas, Biblioteca parceira desta iniciativa.
Muitos parabéns, a todos os alunos da ES, pelo seu entusiasmo e competências revelados neste primeiro Campeonato da Língua Portuguesa, aos professores de Português e à professora Cecília, principal dinamizadora do projeto!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias
terça-feira, 22 de maio de 2018
quarta-feira, 16 de maio de 2018
Alunos premiados no Concurso Nacional de Leitura

Decorreu, no dia 15 de maio, a Fase Intermunicipal Tâmega e Sousa do Concurso Nacional de Leitura, que consistiu na realização de uma prova escrita e outra oral, ocorridas, respetivamente, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e no Cinema Teixeira de Pascoaes, em Amarante.
O Agrupamento de Escolas de Resende esteve representado pelos seus vencedores, por nível de ensino: Ana David Moura - R11, Lara Vieira - 5.º E, Bruno Tiago Oliveira - 8.º D e Bruna Gabriela Ribeiro - 10.º A.
A Bruna Gabriela ficou apurada na tarefa escrita e prestou prova oral, tendo obtido o lugar de suplente à fase nacional.
Aos alunos e escolas participantes, foram oferecidos dois livros e um certificado de participação.
Muitos parabéns, aos nossos alunos, pelo entusiasmo que ofereceram a esta iniciativa, e aos respetivos professores, pelo incentivo e envolvimento neste enriquecedor projeto nacional, que em muito contribui para a promoção da leitura, das expressões escrita e oral e do saber-estar perante um grande público!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias
quinta-feira, 10 de maio de 2018
Palestra sobre Saúde - Enfarte cardiovascular
A BEgas recebeu, no dia 10 de maio, as turmas 9.º A, C, D e E, acompanhadas pelos senhores professores Carlos, Delfina, Emília Matos e Joana, para observarem a temática "Enfarte cardiovascular", sabiamente apresentada por um grupo de enfermeiras especialistas do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.
Este trabalho, desenvolvido em parceria com a Escola Secundária, além de comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro (12 de maio), teve por objetivo principal alertar para os fatores de risco da doença coronária e a insuficiência cardíaca, tendo em atenção os sintomas e as medidas de ação.
Registam-se, aqui, alguns fatores de risco:
. Controláveis - colesterol, tabagismo, hipertensão arterial, alimentação inadequada, diabetes, vida sedentária, obesidade, stress excessivo, alcoolismo...
. Não controláveis - idade, sexo, hereditariedade.
Os alunos tiveram a oportunidade de refletirem e intervirem sobre este grave problema de saúde, cuja taxa de mortalidade, em Portugal, é de 30% (valores SNS 2015), e recordaram que "Saúde é um direito humano".
Muito agradecidos, senhoras enfermeiras Luísa, Ana, Marlene e Patrícia, por esta importante lição de biologia e saúde humana!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias
quarta-feira, 9 de maio de 2018
segunda-feira, 7 de maio de 2018
sexta-feira, 4 de maio de 2018
terça-feira, 24 de abril de 2018
Eleição na Escola Secundária - Miúdos a votos
Muitos parabéns, às duas equipas dinamizadoras da Escola Secundária, pelo exercício de cidadania, e ao livro mais fixe eleito, "Auto da Barca do Inferno", que obteve 53 votos!
Os restantes resultados foram os seguintes: "O Recruta" - 24 votos, "O Principezinho" - 2, "O Diário de Anne Frank" - 1, nulos - 2.
A PB, Minervina Dias
segunda-feira, 23 de abril de 2018
Comemoração do Dia Mundial do Livro - Partilha de leituras
No reconhecimento coletivo da importância do livro e dos autores, as escolas do AEResende e a Rede de Bibliotecas de Resende comemoraram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, desafiando alunos, funcionários e professores a participarem em algumas iniciativas: partilha de leituras / livro preferido (por escrito), Painel Virtual Coletivo (com a utilização do smartphone pessoal, na BEgas) e fase final do Campeonato da Língua Portuguesa.

A Câmara Municipal também dinamizou um importante evento, que consistiu na apresentação do Portal da Rede de Bibliotecas de Resende, do projeto do Banco Municipal de Livros Escolares e no lançamento do livro impresso "Escrita em três ciclos: histórias
originais", representante do último ebook do mesmo projeto, com acesso através do Blogue da Biblioteca Escolar.
Muitos parabéns, a todos os colaboradores e participantes, pela alegria que ofereceram a este dia!
quinta-feira, 19 de abril de 2018
quarta-feira, 18 de abril de 2018
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, alunos da turma 2D partilharam o vídeo que criaram, motivando os utilizadores da BEgas ao visionamento dos mais fantásticos elementos do património natural e cultural mundiais, durante todo o dia letivo.
Agradecidos, turma 2D!
A PB, Minervina Dias
sexta-feira, 6 de abril de 2018
sexta-feira, 23 de março de 2018
Balanço da Semana da Leitura do AEResende
De 19 a 23 de março, decorreu a Semana da Leitura, no nosso Agrupamento de Escolas, subordinada ao tema "Pétalas de Leitura". Nesta festa, diversas atividades (relativas à leitura, à escrita, à poesia, à encenação e aos livros) preencheram o nosso dia a dia escolar. Houve Encontros com Escritores (Alberto Almeida, André Fernandes, César Luís de Carvalho, Joaquim Correia Duarte, José Brites, Palmira Martins e Vitorino Silva), Palavrear com Poesia, Encenações de Leitura, "Diálogos com Pessoas", Todos juntos podemos ler com prazer - Trinta minutos a ler (em silêncio), A Poesia vai à rua, Voluntários da Leitura (Leitura a par e "Conta Comigo!"), Pétalas de leitura entre turmas, Concurso Nacional da Leitura (fase municipal), Chá com Livros, Ler dá Saúde, Encontros Intergeracionais, Exposição de Cartazes da Semana da Leitura, Coleção de Marcadores de Livros...
Os vários eventos socioculturais da semana, favorecidos pela profícua articulação de trabalhos, a nível de departamentos e de escolas, promoveram a arte da leitura, da expressão e da cidadania. Estas parcerias escolares, juntamente com as extra-escolares, foram essenciais para o sucesso das iniciativas.
Um reconhecido agradecimento a todas as "pétalas da leitura": alunos, funcionários, pais/EE, professores, equipa da BE, coordenadores de departamento e de escola, membros da Direção do AER, elementos da Autarquia, patrocinadores, escritores e promotores de atividades.
Partilhamos, aqui, diversos testemunhos fotográficos de alguns momentos que floriram o nosso "jardim"!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias
Subscrever:
Mensagens (Atom)










































