Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A Infoliteracia e o Encontro Biblioteca Humana com Victor Rebelo


   No dia 24 de outubro, os alunos das turmas 8A e 9D, acompanhados pelos seus professores (Dionísio, Fátima Pereira e António Loureiro), participaram na palestra "O contributo da Infoliteracia no sucesso escolar", promovida pelo senhor Bibliotecário Municipal de Lamego, prof. Victor Rebelo.
   Na dinâmica abordagem da temática, esteve patente o constante diálogo vertical subordinado à importância das bibliotecas (antigas e modernas) e às competências e objetivos a ter presentes quando se fala de Infoliteracia escolar.
   Os alunos aprenderam que, no aperfeiçoamento de competências da literacia da informação, se deve começar por reconhecer a necessidade de informação. O conferencista exemplificou técnicas de seleção de fontes de informação, construção de estratégias de pesquisa, localização e acesso, comparação e avaliação.
   Muito agradecidos, senhor professor Victor, pelos conhecimentos e ensinamentos que transmitiu com tanto entusiasmo!
A PB, Minervina Dias

Mensagem - Dia das Nações Unidas


segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Trabalho da Educação Inclusiva da EB2, no Dia da Biblioteca Escolar


Alegria do Dia da Biblioteca Escolar nas Escolas!

   No festejo do Dia da Biblioteca Escolar, alunos, funcionários e professores das nossas escolas  partilharam, com entusiasmada adesão, a leitura oral de frases subordinadas à Biblioteca Escolar, cuja distribuição ficou a cargo de alunos voluntários, na recordação do contributo da BE para o aperfeiçoamento de competências significativas e para uma melhor cidadania.
   Na Escola Secundária, foi apresentada, pelos alunos do ensino secundário abrangidos por medidas adicionais,  uma curta peça de teatro de fantoches, assistida pelo jovem público do 1.º ano de escolaridade da Escola Básica de Resende. Estes meninos, acompanhados pelas professoras Amélia, Ana e Margarida, envolveram-se na encenação e dialogaram acerca da história "Na Livraria mais bonita do Mundo, a Livraria Lello", partilhada pela professora bibliotecária.

   Ao longo do dia, na BEgas, foi dinamizado o desafio subordinado à perceção de cada um sobre a sua biblioteca, mobilizado através da ferramenta virtual Mentimeter e do smartphone pessoal. 
   Nas zonas vídeo da ES, houve a projeção e visualização de curtos filmes criados em MovieMaker alusivos a encontros pedagógicos e intercâmbios bibliotecários que testemunham a participação nos estímulos gerais da educação, fomentada por uma relação privilegiada de colaboração e inclusão.
   Um enorme agradecimento a todos os membros das comunidades escolares, pela generosidade do envolvimento oferecido à comemoração deste dia!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias



«Com a Biblioteca Escolar TODOS LEEM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS COMUNICAM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS DESCOBREM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS PARTILHAM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS CRIAM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS INTERVÊM.»
Manuela Pargana Silva (Coordenadora da RBE)

22 de outubro - Dia da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Encontro Biblioteca Humana com o patrono da BJCD


   No dia 17 de outubro, as turmas 5E e 6A, acompanhadas pela senhora professora Fernanda Machado e pelo coordenador da Escola Básica D. António José de Castro, senhor padre Excelso, acolheram o patrono da Biblioteca, cujo nome batizou este espaço educativo/cultural, Dr. Joaquim Correia Duarte, no ano letivo de 2008/2009.
   Após algumas palavras de apreço ao nosso mentor, dois alunos partilharam a leitura de duas quadras previamente elaboradas, como ponto de partida para a intervenção oral do estimado benfeitor. A dinâmica palestra teve como referência a experiência pessoal vivida nesta escola, na qualidade de professor, escritor e responsável pela biblioteca, no período de 1976 a 2002, tendo salientado as evoluções que, entretanto, ocorreram a nível de organização e equipamentos de uma biblioteca.
   Muito agradecidos, senhor Dr. Joaquim, pela disponibilidade e entusiasmo que ofereceu a este singular Encontro de Biblioteca Humana, no âmbito das atividades comemorativas do 10.º aniversário da BJCD!
A PB, Minervina Dias