Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos




   Ao longo do dia, na BEgas, os alunos da Escola Secundária tiveram a oportunidade de visionarem curtos filmes subordinados à temática e, ainda, de participarem no desafio tecnológico, através da ferramenta virtual Mentimeter.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Ação formativa no AER - Caminhos para uma educação (mais) inclusiva


     A Escola Secundária de Resende recebeu, na BEgas, no dia 5 de dezembro, a excelente comunicadora Dr.ª Helena Fonseca, cuja relevante intervenção, subordinada à Educação Inclusiva, prendeu (do início ao fim) os cerca de 100 docentes do AEResende presentes neste necessário encontro formativo.
     Fica registada a ideia global de que a promoção do sucesso escolar e a Educação Inclusiva são da responsabilidade de toda a comunidade educativa e de cada um, sendo fundamental o trabalho colaborativo.
     Um agradecimento especial à senhora Formadora, ao CRI da CERCI de Amarante e à Direção do AER, pela dinamização desta relevante iniciativa.
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Oficina de escrita, em encontro interciclos

     No dia 5 de dezembro, os alunos da turma 1D foram desafiados, pela professora bibliotecária, a colaborarem na oficina de escrita destinada a alunos do 7A e 7C.
     A atividade "Palavra puxa palavra" mereceu a imediata adesão e o empenho pessoal. Os jovens mais novos criaram um texto, a partir dessa técnica, em trabalho de grupo, e os mais velhos orientaram-nos e realizaram a sua partilha, através da leitura oral.
     Muitos parabéns, a todos, pelo entusiasmo que ofereceram a esta atividade de encontro interciclos escolares!
A PB, Minervina Dias



sábado, 1 de dezembro de 2018

Expor, ler e refletir - A Restauração da Independência

Data: 1 de dezembro de 1640 - 13 de fevereiro de1668
Desfecho: Além da vitória portuguesa, as ações resultantes da Restauração foram o fim da União Ibérica e da Dinastia Filipina e o reconhecimento da Casa de Bragança, em 1668, por Carlos II, sobre Portugal e as suas possessões coloniais.
Portugal e alguns territórios de Ultramar passam a estar sob o domínio da Casa de Bragança.
"Restauração da Independência" in pt - Wikipedia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Restaura%C3%A7%C3%A3o_da_Independ%C3%AAncia [1 de dezembro de 2018]

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Literacia 3Di - desafio aceite pelo AEResende

     Pelo quarto ano consecutivo, os professores do Agrupamento de Escolas de Resende têm motivado os alunos a participarem no concurso nacional Literacia 3Di, o desafio pelo conhecimento, promovido pela Porto Editora, em parceria com várias instituições e o alto patrocínio de sua excelência o Presidente da República.
     Nos dias 19, 20, 26 e 27 de novembro, decorreu a primeira fase do concurso, a nível de escola/agrupamento, com a aplicação, respetivamente, dos testes online de literacias da Matemática, Ciências, Leitura e Inglês, cada um por ano de escolaridade, do 5.º ao 8.º ano.
     Os dez alunos concorrentes, por cada modalidade de literacia, demonstraram corresponder às expectativas depositadas pelos colegas de turma que os elegeram.
     Muitos parabéns, aos quarenta participantes, por terem aceitado o desafio e pela revelação do entusiasmo e empenho em prol do saber posto à prova!
A professora bibliotecária, Minervina Dias
    

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Boa prática da turma 9D


       No dia 20 de novembro, o grupo de trabalho da turma 9.º D (constituído pelos alunos Adelino Magalhães, Ana Pinto, Andreia Almeida, Bruno Oliveira, Daniela Ferreira, Diogo Dias e Sara Dias) apresentaram, na BEgas, com muito entusiasmo, competência e dedicação, uma criativa peça de teatro, criada e ensaiada pelo discente Bruno Oliveira, subordinada às temáticas "Organizações Não Governamentais" e "Direitos Humanos", no âmbito da disciplina Educação para a Cidadania, supervisionada pela Diretora de Turma, professora Ana Paula Manilha, em parceria com a Biblioteca Escolar.
     Para acesso a outros pormenores sobre a peça de teatro, poderão visionar o vídeo postado neste artigo do Blogue.

     Muitos parabéns, aos alunos, pela demonstração e partilha pública das suas relevantes competências de comunicação oral, organização e capacidades artísticas!
A PB, Minervina Dias