Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Palestra sobre Literacias da Informação, na ES

     No dia 30 de janeiro, as turmas 10A, 10B e 10C deslocaram-se à BEgas, acompanhadas pelos senhores professores Ana Margarida, Eduardo Pinto, Fernando Beleza, Joana Correia, Manuela Carvalho e Paulo Sequeira, para participarem numa palestra formativa subordinada à infoliteracia, sabiamente proferida pelo sr. Bibliotecário Municipal de Lamego, prof. Victor Rebelo.
     Após a abertura da sessão, pelo sr. Subdiretor, prof. António Carvalho, o palestrante envolveu a plateia no mundo das literacias da informação, através da constante interação, que abraçou os tipos de biblioteca, a ciência informática e a experiência pessoal discente em trabalhos de pesquisa de informação. Muito agradecidos, senhor formador Victor, pela excelente abertura destes "horizontes"!
     Destacamos alguns passos a ter presentes, aquando da realização de um trabalho de pesquisa: reconhecer a necessidade de informação, selecionar fontes de informação, construir estratégias de pesquisa, localizar, aceder, comparar, avaliar, organizar, comunicar, guardar e partilhar. Devemos recordar que uma das maiores fragilidades é a competência para avaliar, criticamente, a informação. Assim, podemos, sempre, seguir os seguintes critérios: atualidade da informação, a sua relevância para o trabalho, autoridade, fiabilidade e objetivo da informação pesquisada.
     Em cada Biblioteca do AEResende e na disciplina Biblioteca Escolar da Plataforma do Agrupamento, estão disponíveis Guiões de Pesquisa de Informação e de Estudo que poderão servir, também, à concretização de bons trabalhos curriculares, com a colaboração dos professores curriculares, das professoras bibliotecárias e dos membros da equipa da BE. Ótimos trabalhos de estudo e de pesquisa de informação!
A PB, Minervina Dias

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Concurso Nacional de Leitura - Alunos apurados

     No âmbito da participação do AEResende na 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), ficaram apurados, na primeira fase, os seguintes alunos, por nível de ensino:
. 2.º CEB - Bruno Emanuel Truta Saraiva e Maria João Ferreira
. 3.º CEB - Adelino Magalhães e Bruno Tiago Sousa Oliveira
. Ensino Secundário - Rafaela Carneiro e Ânia Isabel Correia Rodrigues
     A segunda fase do CNL, apenas destinada aos alunos do 1.º ciclo, decorreu na Biblioteca Municipal, no dia 29 de janeiro, e juntou três alunos pré-selecionados em cada escola:
. CER - Dinis de Matos Pereira Bernardo; Ana David P. Mendes Moura; Francisco Silva
. CESC - Lara Raquel Pereira Cardoso; Mafalda Isabel Águas Pereira; Dinis Bernardo de Oliveira
. CESMM - Nádia Sala Soares; Débora André F. Correia; Margarida Oliveira Pereira
    Depois de realizadas a prova escrita e a oral, com uma atividade recretiva a integrá-las, os dois alunos apurados (Dinis de Matos Pereira Bernardo e Dinis Bernardo de Oliveira) receberam os parabéns dos colegas candidatos e das professoras presentes que os acompanharam. A autarquia ofereceu presentes a todos os participantes.
     Um reconhecido agradecimento, aos senhores professores de Português, professores titulares de turma, docentes da equipa BE, senhoras Bibliotecária Municipal e Coordenadora da RBE, pelo incentivo e envolvimento neste enriquecedor projeto de literacia!
     A todos os jovens leitores do AEResende, muitos parabéns pela sua participação e empenho!
     Aos oito alunos apurados, boa sorte, para a fase seguinte da competição leitora!
A PB, Minervina Dias

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Palestra sobre Comportamentos Aditivos, na ES

     No dia 14 de janeiro, três agentes da Guarda Nacional Republicana, senhores Alcina Saraiva, José Mourão e Marino Santos deslocaram-se à Escola Secundária de Resende, tendo por missão a dinamização da palestra subordinada à Prevenção do Consumo de Droga e Álcool, sendo de salientar a elevada pertinência da temática.
    Várias turmas (2E, 2F, PIEF e CEF) participaram nesta ação formativa, sabiamente orientada pelo senhor agente José Mourão, tendo-se suscitado a reflexão e a intervenção acerca da droga e dos seus efeitos.
     Registamos o que foi referido quanto à definição de Droga: «toda e qualquer substância (produto químico, natural, extrato ou parte de planta) capaz de atuar sobre o sistema nervoso central e modificar o comportamento, a afetividade ou o estado de consciência. Pode ser inalada, fumada, injetada ou engolida, provoca dependência e conduz, muitas vezes, a estados tóxicos, podendo, mesmo, causar a morte». Recordou-se, também, que o abuso do álcool leva ao alcoolismo, provocando dependência e podendo gerar doenças, invalidez, acidentes e, até, a morte.
     Não esqueçamos que algumas drogas, embora legais, têm graves consequências a nível físico e psicológico e que podemos ligar LINHA VIDA - SOS Droga (1414, grátis), se precisarmos de ajuda ou soubermos de algum amigo que dela necessite.
A PB, Minervina Dias

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Vamos participar em jogos de expressão criativa, nas Oficinas de escrita da BJCD!

     Na primeira quarta-feira letiva do segundo período, iniciou-se o Clube de escrita, na Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD), tendo por objetivos principais: Favorecer o desenvolvimento das competências linguístico-criativas; Promover a alegria e o gosto da descoberta da escrita e da liberdade do pensamento e da expressão, através da escrita expressiva e lúdica.
     A primeira oficina foi dinamizada pela Professora Bibliotecária, que, depois de explicar e exemplificar a técnica, desafiou os alunos participantes a criarem um Acróstico a partir do nome próprio de um amigo da escola.
     Os alunos reunir-se-ão às quartas-feiras, na Biblioteca, e contemplarão, ao longo deste período escolar, outros jogos de expressão escrita que lhes permitem a libertação rápida da criatividade, quer na formulação e organização de ideias quer na aplicação do saber linguístico: Caligrama, Lipograma, Letra Imposta, Palavra puxa palavra, Número puxa palavra, Eu sou...
     Um agradecimento aos participantes nestas oficinas, pela sua adesão e dedicação total! Continuação de excelentes trabalhos de escrita criativa!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

     A equipa da Biblioteca Escolar deseja, a toda a comunidade educativa, um santo e feliz Natal e um novo ano repleto de saúde, sorte, paz, alegria e muitas e boas leituras!

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Boa prática da turma 7D


   Tendo por principais objetivos Fomentar o trabalho colaborativo, a expressão oral e artística e Suscitar a reflexão subordinada aos Direitos Humanos, a professora Susana Pinto desafiou a turma do 7D a apresentar a dramatização de alguns direitos. O espaço da BEgas constituiu o palco escolhido, para uma plateia de alunos do 3D, que assistiram, atentamente, e aplaudiram, entusiasticamente, acompanhados pelo prof. João Paulo Machado.
     Em forma de desfecho, decorreu a reflexão conjunta da atividade partilhada, tendo sido realçada a igualdade na diferença.
   Muitos parabéns, aos nossos criativos jovens e à sua dinamizadora Diretora de Turma, pela calorosa e pertinente atuação!
A PB, Minervina Dias

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Pai Natal na aula, em Encontro Interciclos

   No dia 10 de dezembro, as turmas do 2.º ano de escolaridade do Centro Escolar de Resende deslocaram-se à Escola Secundária, acompanhadas pelas senhoras professoras Laura, Olinda e Prazeres, para participarem num encontro interciclos, na BEgas.
    Foi com muito entusiasmo que os jovens de Medidas Adicionais do Ensino Secundário interagiram com esses meninos, através da apresentação da peça de teatro "Pai Natal na aula" (autoria de Minervina Dias) e da canção "A todos um bom Natal".

    Depois de visionarem, também, o filme "Frozen: Uma aventura de Olaf", todos tiveram a oportunidade de refletirem sobre a importância da família, da amizade e da fraternidade, valores que devemos preservar e que serviram para recordar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
     Muitos parabéns, a todos os envolvidos!
A PB, Minervina Dias