Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Palestra sobre "O nascimento do Universo", na ES

     No âmbito das atividades do Programa Cientificamente Provável, numa parceria entre o AEResende, a RBE e a Universidade de Coimbra, alunos de turmas do 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos participaram, no dia 13 de fevereiro, na BEgas, numa interessante e científica palestra sabiamente proferida pelo sr. Prof. Doutor Alex Blin.
     Esta ação formativa contemplou, entre outros conteúdos de Astrofísica, algumas noções de Matéria e Energia (o conteúdo visível do Universo) e Métodos de Medição de Distância.
     Os alunos mais interessados retiveram, com bastante curiosidade, as seguintes ideias:
. O Universo tem uma distribuição de galáxias muito homogénea;
. As mesmas leis da Natureza são válidas em todo o Universo observado;
. O Universo não pode ser eterno nem estático;
. Nós, seres vivos, somos filhos da Supernova.
     Muito agradecidos, sr. Prof. Doutor Alex, pela fantástica aula que nos proporcionou!
A PB, Minervina Dias


,

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Palestra na Es - Não-violência no meio escolar


     
     Numa parceria de trabalho entre a Guarda Nacional Republicana e a Escola Secundária de Resende, foi dinamizada na BEgas, no dia 11 de fevereiro, pelo senhor agente Marino Santos, uma palestra subordinada à "Não-violência no meio escolar".
     Através da projeção de diapositivos abordaram-se os tipos de violência e as medidas de prevenção, tendo por objetivo suscitar a reflexão e o diálogo das turmas 1D, 1E e 1F sobre esta temática.
     Agradecemos a prestável e pertinente colaboração dos nossos parceiros!
A PB, Minervina Dias

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Palestra sobre Literacias da Informação, na ES

     No dia 30 de janeiro, as turmas 10A, 10B e 10C deslocaram-se à BEgas, acompanhadas pelos senhores professores Ana Margarida, Eduardo Pinto, Fernando Beleza, Joana Correia, Manuela Carvalho e Paulo Sequeira, para participarem numa palestra formativa subordinada à infoliteracia, sabiamente proferida pelo sr. Bibliotecário Municipal de Lamego, prof. Victor Rebelo.
     Após a abertura da sessão, pelo sr. Subdiretor, prof. António Carvalho, o palestrante envolveu a plateia no mundo das literacias da informação, através da constante interação, que abraçou os tipos de biblioteca, a ciência informática e a experiência pessoal discente em trabalhos de pesquisa de informação. Muito agradecidos, senhor formador Victor, pela excelente abertura destes "horizontes"!
     Destacamos alguns passos a ter presentes, aquando da realização de um trabalho de pesquisa: reconhecer a necessidade de informação, selecionar fontes de informação, construir estratégias de pesquisa, localizar, aceder, comparar, avaliar, organizar, comunicar, guardar e partilhar. Devemos recordar que uma das maiores fragilidades é a competência para avaliar, criticamente, a informação. Assim, podemos, sempre, seguir os seguintes critérios: atualidade da informação, a sua relevância para o trabalho, autoridade, fiabilidade e objetivo da informação pesquisada.
     Em cada Biblioteca do AEResende e na disciplina Biblioteca Escolar da Plataforma do Agrupamento, estão disponíveis Guiões de Pesquisa de Informação e de Estudo que poderão servir, também, à concretização de bons trabalhos curriculares, com a colaboração dos professores curriculares, das professoras bibliotecárias e dos membros da equipa da BE. Ótimos trabalhos de estudo e de pesquisa de informação!
A PB, Minervina Dias

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Concurso Nacional de Leitura - Alunos apurados

     No âmbito da participação do AEResende na 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), ficaram apurados, na primeira fase, os seguintes alunos, por nível de ensino:
. 2.º CEB - Bruno Emanuel Truta Saraiva e Maria João Ferreira
. 3.º CEB - Adelino Magalhães e Bruno Tiago Sousa Oliveira
. Ensino Secundário - Rafaela Carneiro e Ânia Isabel Correia Rodrigues
     A segunda fase do CNL, apenas destinada aos alunos do 1.º ciclo, decorreu na Biblioteca Municipal, no dia 29 de janeiro, e juntou três alunos pré-selecionados em cada escola:
. CER - Dinis de Matos Pereira Bernardo; Ana David P. Mendes Moura; Francisco Silva
. CESC - Lara Raquel Pereira Cardoso; Mafalda Isabel Águas Pereira; Dinis Bernardo de Oliveira
. CESMM - Nádia Sala Soares; Débora André F. Correia; Margarida Oliveira Pereira
    Depois de realizadas a prova escrita e a oral, com uma atividade recretiva a integrá-las, os dois alunos apurados (Dinis de Matos Pereira Bernardo e Dinis Bernardo de Oliveira) receberam os parabéns dos colegas candidatos e das professoras presentes que os acompanharam. A autarquia ofereceu presentes a todos os participantes.
     Um reconhecido agradecimento, aos senhores professores de Português, professores titulares de turma, docentes da equipa BE, senhoras Bibliotecária Municipal e Coordenadora da RBE, pelo incentivo e envolvimento neste enriquecedor projeto de literacia!
     A todos os jovens leitores do AEResende, muitos parabéns pela sua participação e empenho!
     Aos oito alunos apurados, boa sorte, para a fase seguinte da competição leitora!
A PB, Minervina Dias

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Palestra sobre Comportamentos Aditivos, na ES

     No dia 14 de janeiro, três agentes da Guarda Nacional Republicana, senhores Alcina Saraiva, José Mourão e Marino Santos deslocaram-se à Escola Secundária de Resende, tendo por missão a dinamização da palestra subordinada à Prevenção do Consumo de Droga e Álcool, sendo de salientar a elevada pertinência da temática.
    Várias turmas (2E, 2F, PIEF e CEF) participaram nesta ação formativa, sabiamente orientada pelo senhor agente José Mourão, tendo-se suscitado a reflexão e a intervenção acerca da droga e dos seus efeitos.
     Registamos o que foi referido quanto à definição de Droga: «toda e qualquer substância (produto químico, natural, extrato ou parte de planta) capaz de atuar sobre o sistema nervoso central e modificar o comportamento, a afetividade ou o estado de consciência. Pode ser inalada, fumada, injetada ou engolida, provoca dependência e conduz, muitas vezes, a estados tóxicos, podendo, mesmo, causar a morte». Recordou-se, também, que o abuso do álcool leva ao alcoolismo, provocando dependência e podendo gerar doenças, invalidez, acidentes e, até, a morte.
     Não esqueçamos que algumas drogas, embora legais, têm graves consequências a nível físico e psicológico e que podemos ligar LINHA VIDA - SOS Droga (1414, grátis), se precisarmos de ajuda ou soubermos de algum amigo que dela necessite.
A PB, Minervina Dias

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Vamos participar em jogos de expressão criativa, nas Oficinas de escrita da BJCD!

     Na primeira quarta-feira letiva do segundo período, iniciou-se o Clube de escrita, na Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD), tendo por objetivos principais: Favorecer o desenvolvimento das competências linguístico-criativas; Promover a alegria e o gosto da descoberta da escrita e da liberdade do pensamento e da expressão, através da escrita expressiva e lúdica.
     A primeira oficina foi dinamizada pela Professora Bibliotecária, que, depois de explicar e exemplificar a técnica, desafiou os alunos participantes a criarem um Acróstico a partir do nome próprio de um amigo da escola.
     Os alunos reunir-se-ão às quartas-feiras, na Biblioteca, e contemplarão, ao longo deste período escolar, outros jogos de expressão escrita que lhes permitem a libertação rápida da criatividade, quer na formulação e organização de ideias quer na aplicação do saber linguístico: Caligrama, Lipograma, Letra Imposta, Palavra puxa palavra, Número puxa palavra, Eu sou...
     Um agradecimento aos participantes nestas oficinas, pela sua adesão e dedicação total! Continuação de excelentes trabalhos de escrita criativa!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias