Desde o primeiro momento, soubemos que, virtualmente, iríamos estar com tão prestigiada escritora e que poderíamos intervir... A curiosidade surgiu, à flor da nossa pele (alunos do 4º ano). Fomos desafiados pelo senhor professor Zé Rui, da nossa biblioteca, a saber mais sobre a querida escritora Luísa Ducla Soares. Daí, partimos para a pesquisa. Afinal, quem é este fantástico ser humano que brinca com as palavras?
Hoje, sabemos que Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa, no dia 20 de julho de 1939, às duas da manhã, em casa, perante uma família pobre. Era neta de avô estónio (da Estónia).
O gosto pela escrita deve-o à sua professora de português. Ainda em criança, passou por um período difícil devido à separação dos seus pais, tendo necessidade urgente de escrever. O resultado foi um poema tão breve, quanto fatalista, mas muito verdadeiro:
“A tristeza / É uma vela acesa / Com pouca luz. / A vida não nos seduz, / Só nos apetece suspirar: / Ai...”
É, mais tarde, na faculdade, que começa a perceber os problemas do país e do mundo, onde assume papel ativo nas associações estudantis e, acreditando que uma nova geração tinha de mudar o mundo, chegou mesmo a ser presa em 1962, pela PIDE.
Começou a trabalhar como tradutora, dedicando-se à literatura infantil e à redação de textos científicos. Mais tarde, foi trabalhar para a Biblioteca Nacional, onde permaneceu durante uns impressionantes 30 anos. Pelo meio, publicou dezenas de livros, mas é na literatura infantil que se encontra a maioria das obras, como: O Rapaz e o Robô, Abecedário Maluco e O Livro das Datas. Em 2020, chegou ao meio século de vida literária, com mais de 150 livros publicados.
Querida Luísa Ducla Soares, temos a certeza de que estamos culturalmente mais ricos, pois, assim como a escritora, também iremos fazer todos os esforços para “brincarmos com as palavras”.
É de sorriso rasgado nos lábios que agradecemos a oportunidade que nos deu de a conheçer melhor.
O nosso muito obrigado, Senhora Escritora!
Os alunos do 4º ano, turma R2 do Centro Escolar de Resende


Sem comentários:
Enviar um comentário