Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Comemoração do S. Martinho no CER

   Com o início da semana, começámos a sentir o cheirinho a S. Martinho.
 Articulando com a nossa biblioteca, principiámos o nosso trabalho com a visualização e exploração das histórias ligadas à Lenda de São Martinho. Entrando, de seguida,  numa área mais científica, explorámos a importância da castanha e do castanheiro, nos âmbitos cultural, histórico e ambientalista, tema tão discutido na atualidade.
    As duas histórias serviram de motivação para a elaboração de diversas atividades onde o entusiasmo foi bem patente. Entre o desenho, a pintura, as dobragens, a colagem, a composição e arranjo de textos alusivos à temática e canção dramatizada, todos “arregaçaram” mangas para concluírem os seus trabalhos, com empenho e satisfação.
    Assim, iniciámos o evento no período da tarde do dia 11 de novembro, com a leitura de textos temáticos, seguido da entoação de uma canção dramatizada, subordinada à lenda de S. Martinho, acompanhada à viola pelo professor dinamizador da Biblioteca.
    O sol animou todo o ambiente de festa e, mais uma vez, constatámos que o “verão” de S. Martinho não é apenas uma lenda.
    Foi uma semana repleta de novidades, com muita diversão e tradição.
O professor da equipa BE, Zé Rui





Sem comentários:

Enviar um comentário