Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Parlamento dos Jovens da ES





     No passado dia 19 de janeiro de 2022, realizou-se, na Biblioteca da Escola Secundária de Resende, a Sessão Escolar do Parlamento de Jovens, para o 3.º ciclo e para o ensino secundário.
     Esta Sessão Escolar teve como objetivo a aprovação e discussão do Projeto de Recomendação da nossa escola nesta iniciativa, a eleição dos deputados à Sessão Distrital e a escolha de um tema a ser debatido no próximo ano letivo.
     A sessão contou com a presença dos deputados eleitos à Sessão Escolar pela Lista F e A, do ensino básico, e pela Lista M, do ensino secundário. A mesma foi iniciada com a presença da dinamizadora responsável pela iniciativa, a senhora professora Delfina Veloso, que procedeu à tomada de posse de todos os deputados, com a declaração em voz alta, de cada um, e a respetiva assinatura.
     Apesar de alguns deputados estarem em isolamento, a sessão contou com a sua presença via Teams.
     De seguida, passou-se à apresentação das medidas propostas por todas as listas do ensino secundário e do ensino básico.
     Estabeleceu-se um período de debate, que incluiu pedidos de esclarecimento, para que os deputados pudessem colocar dúvidas uns aos outros sobre o conteúdo das medidas propostas e comentários, consoante a inscrição de cada membro participante nesta sessão escolar.
     Após o debate, a Mesa colocou à votação as propostas apresentadas, uma a uma. Cada deputado teve direito a um voto, incluindo os membros da Mesa, que são deputados.
     Seguidamente, os deputados mostraram interesse em fundir propostas. Então a mesa eleita deu início a um período de negociação entre listas sobre as respetivas medidas, para eventuais alterações de redação, que as listas negociaram. No entanto, não foi adotada nenhuma das possíveis “coligações de medidas”.
     A Mesa anunciou o número de votos que cada proposta obteve, informando a assembleia de quais as propostas mais votadas, e as 3 medidas mais votadas (número máximo) integraram o Projeto de Recomendação da escola, em cada um dos níveis de ensino (básico ou secundário), a apresentar na Sessão Distrital.
     A seguir, a Mesa deu início ao processo de eleição, por voto secreto, de dois deputados efetivos que vão defender a proposta final da escola na respetiva Sessão Distrital e de um deputado suplente.
     No final da Sessão, a professora responsável auscultou os deputados acerca de um tema que gostariam de ver debatido na próxima edição do Parlamento dos Jovens, no ano letivo de 2022/2023, e submeteu as eventuais propostas à votação para selecionar aquela, apenas uma por nível de ensino, que será apresentada na respetiva Sessão Distrital. 
     Em nome de todos os participantes desta edição do Parlamento de Jovens, um muito obrigados à senhora professora Delfina Veloso, pela dinamização deste projeto na nossa escola, e um agradecimento especial à professora bibliotecária Minervina Dias pelo acompanhamento e disponibilização da biblioteca como espaço preferencial de debate e de democracia nesta edição!
Bruno Oliveira, 12.º C
Juliana Pinto, 12.º B

Sem comentários:

Enviar um comentário