Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Dos dentes vamos cuidar. SOBE!

   Na abordagem da temática/atividade "Dos dentes vamos cuidar. SOBE!", a professora bibliotecária dinamizou, durante os meses de outubro e novembro, uma sessão de trabalho colaborativo, em articulação com cada um dos cinco professores de turma do 1.º ano de escolaridade.
   Constituíram objetivos principais: 
. Ajudar os alunos a aprenderem e a desenvolver hábitos saudáveis de higiene oral, no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e do Projeto SOBE, incentivando-os a manterem os dentes saudáveis e brilhantes;
. Promover a escovagem dos dentes como um hábito diário e um momento divertido.
   Partindo do conto da história "Kiko, o dentinho de leite", de Manuela Mota Ribeiro, identificaram-se os cuidados a ter para uma boa higiene e saúde oral, que foram complementados através da reflexão conjunta suscitada pelo visionamento do filme "Dr. dentolas e a lenda do reino dos dentes".
   Foi, ainda, lançado o desafio do preenchimento de uma ficha de trabalho. Os cinco primeiros alunos de cada turma a completarem-na corretamente recebem um kit de higiene oral para levar para casa.
  Todas as turmas da educação pré-escolar e do 1.º ciclo que manifestaram o interesse tiveram o oportunidade de receber o kit de higiene oral, oferecido pela DGS, para a realização da escovagem dos dentes após a hora do almoço, na escola.

A Professora Bibliotecária: Minervina Dias


Sem comentários:

Publicar um comentário