Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

sábado, 11 de abril de 2015

Vamos ler e pesquisar! - Pesquisa e uso de informação - Principais rios de Portugal

    Vamos ler e pesquisar! – Pesquisa e uso de informação – Principais rios de Portugal tem sido uma prática pedagógico-curricular desenvolvida em seis sessões de trabalho colaborativo e de articulação, entre a professora bibliotecária e cada professor titular de turma do 4.º ano de escolaridade, desde o início do segundo período, no âmbito do currículo de Estudo do Meio, relacionando-se com as áreas curriculares de Português e TIC.
    Foi desenvolvida, pela primeira vez, no ano letivo de 2012/2013, envolvendo as três turmas do CER. Desde o ano letivo anterior, a iniciativa está enquadrada na ação do Projeto Educativo TEIP, Partilhar para Melhorar, e tem sido desenvolvida com as cinco turmas do 4.º ano de escolaridade, abrangendo as três escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico do nosso Agrupamento de Escolas. Ela promove a utilização do Modelo de Pesquisa Super 3 do Big Six, o trabalho de grupo, o registo de referências bibliográficas, a criação de mapa conceptual e o uso da ferramenta tecnológica popplet, tendo como objetivos fundamentais: contribuir para o aperfeiçoamento de competências de literacia da leitura, da biblioteca, da informação, da comunicação e tecnológicas; favorecer a utilização de um modelo e guião de pesquisa e uso de informação (abrangendo a leitura, pesquisa, seleção, organização e registo de informação); facultar o trabalho em grupo; promover a autonomia na aprendizagem; fomentar a criação de apresentações criativas (através de mapas conceptuais manuscritos e tecnológicos da ferramenta virtual popplet).
    Esta prática visa formar leitores e estudantes/cidadãos responsáveis e autónomos, em termos de aperfeiçoamento da capacidade de transformarem informação em conhecimento, o que consideramos estar a ser conseguido, de acordo com as competências reveladas pelos alunos, ao longo de todo o processo de trabalho conjunto.
     A todos os professores e alunos envolvidos no projeto, um muito obrigada pela colaboração e empenho e muitos parabéns pela qualidade dos trabalhos apresentados!

A Professora Bibliotecária: Minervina Dias


Sem comentários:

Enviar um comentário