Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Desafio de escrita / Comemorar para recordar - O Magusto

Orientados pela Prof.ª Inês Correia, na Biblioteca de S. Cipriano, os alunos criaram as quadras seguintes:

No dia 11 de Novembro/ festeja-se o S. Martinho./ Neste dia come-se castanhas/ e bebe-se um bom vinho.

O magusto é uma festa/ que dá para brincar/ deitamos castanhas ao lume/ para as poder ver saltar.

A lenda de S. Martinho/ todos temos que saber/ desde que andamos na escola/ sempre a ouvimos dizer.

A castanha é um fruto/ que tem também tem muita manha/ quando cai do ouriço/ é de quem a apanha.
Filipa

S. Martinho magusteiro/ Que une a pequenada./ As castanhas fazem a festa/ És a alegria da rapaziada.

Lá estava um pobre mendigo/ Num dia tempestuoso/ S. Martinho deu-lhe abrigo/ E apareceu um sol maravilhoso.
Gonçalo Fernandes

Fui à festa da Aldeia/ com o Carlos e o Augusto/ quando lá chegámos/ fizemos um grande magusto.
João Pedro

Vou fazer um magusto/ Com o meu primo Augusto/ que apanhou um grande susto.

Vou comer castanhas/ bem assadinhas/ e brincar com os meus colegas/ e com as minhas amiguinhas.
Margarida

Há castanhas para assar/ o vinho novo para provar/ vem aí o S. Martinho/ e muita alegria para o festejar.

Em casa de toda a gente/ a chaminé está a fumegar/ sente-se o cheiro na rua./ O S. Martinho está no ar.

No dia de S. Martinho/ faz um sol radioso/ para honrar um homenzinho/ que ajudou um pobre idoso.

No dia de S. Martinho/ as castanhas vou assar/ todos juntos em família/ vamos lá festejar.
Maria Leonor Alves

Fui à festa da Aldeia/ com o Carlos e o Augusto/ quando lá chegámos/ fizemos um grande magusto.
João Pedro

No dia 11 de novembro/ o magusto vou festejar/ o pai prova um bom vinho/ para esse dia celebrar.

Castanhas bem quentinhas/ no fogão a estalar/ apanho uma apanho duas/ assim as como até me fartar.

S. Martinho meu santinho/ como tu não há igual/ ajudaste o mendiguinho/ num dia de vendaval.
Tiago

Castanhas, castanhas/ tão boas que são/ bem assadinhas/ e ninguém diz que não.

S. Martinho vamos comemorar/ é dia de rir/ e de castanhas assar.
Beatriz Rodrigues

No dia de S. Martinho/ faz-se o magusto,/ prova-se o vinho/ e depois canta-se o fadinho.

O castanheiro sai da terra/ o ouriço do castanheiro sai/ a castanha cai do ouriço/ e para assar direta vai.
Clara Rodrigues

O magusto tem boas castanhas para comer/ mas o que eu mais gosto de fazer/ é de as cozer.
Gonçalo Cardoso

Castanhas quentinhas/ Ao lume a estalar/ Nós vamos comê-las/ Até nos fartar.
João Tomás

Eu gosto muito do magusto/ porque tem muitas castanhas./ Eu gosto de brincar/ e tenho mutas manhas.
Tomás

No magusto/ come-se castanhas/ e quem comer muitas/ fica com banhas.
Maria Estrela

Sem comentários:

Enviar um comentário