Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte. No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende. Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou, com A BEgas, a ter quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano. Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Encontros de Boas Práticas: Bibliotecas e Trabalho em Rede II - Vamos ler e pesquisar! - Pesquisar, ler e registar palavras com o Acordo Ortográfico


   A atividade Pesquisar, ler e registar palavras com o A.O. (Acordo Ortográfico), enquadrada na iniciativa Vamos ler e pesquisar! e no projeto "Partilhar para melhorar" do PPA do AER, foi hoje apresentada, pela professora bibliotecária, no "Encontros de boas práticas: Bibliotecas e Trabalho em Rede II", em Armamar.

   Esta atividade, desenvolvida com as turmas da Escola Básica D. António José de Castro e da Escola Secundária, promove a articulação curricular e o trabalho colaborativo entre os professores de Português e a professora bibliotecária.
   Constituem objetivos principais:
. Favorecer a formação dos alunos relativamente ao uso do novo acordo ortográfico e de um dicionário online;
. Promover as literacias da leitura, da informação e tecnológicas do séc. XXI.
   Os alunos têm tido a oportunidade de esclarecerem dúvidas de escrita, através da utilização do dicionário online (Infopédia), e de reterem a grafia correta de palavras pesquisadas, registando-as.
    Partilham-se os seguintes depoimentos de professores:
. «As sessões de trabalho foram muito proveitosas para ensinar/rever conceitos. O uso das TIC revelou aos alunos que, em tempo rápido, podem verificar conceitos sobre o A.O..
O impacto das sessões tem sido testemunhado em contexto aula, quando os discentes relembram a forma correta de escrever um vocábulo.
A formadora foi simpática e acessível na forma como comunicou com os alunos.» Rita Almeida

. «Alunos mais motivados, com um professor diferente.
Verificam-se melhorias a nível ortográfico.» Francisco Magalhães

. «As sessões de trabalho permitiram que os alunos contactassem com ferramentas digitais pragmáticas para as suas atividades escolares.
As atividades estavam adequadas ao nível de ensino, aos conteúdos programáticos e às exigências dos alunos no que concerne à facilidade na pesquisa da informação.» Carla Marisa Neves
                                          A Professora Bibliotecária: Minervina Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário