Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O Pinto Borrachudo - Educação literária


O Pinto Borrachudo, um conto popular português, adaptado por Adolfo Coelho foi explorado na BE do CER, no âmbito da educação literária, em trabalho colaborativo com a professora Rosa Casarões, titular da turma R12 do 2º ano. Os alunos fizeram um bonito registo, que se encontra exposto na nossa biblioteca.
 

 

A PB, Glória Gonçalves

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Educação Literária

No âmbito da educação literária, a equipa da BCER continua a realizar atividades em colaboração com os professores titulares de turma. Desta vez, com as turmas do 1º ano, trabalhámos a história "O Coelhinho Branco" de António Torrado. Apresentou-se aos alunos um pictograma, cujas imagens foram pintadas pelos mesmos. O pictograma foi lido em grupo, organizado e exposto de diferentes formas pelas turmas, como se pode ver.
   

A PB, Glória Gonçalves


Literacia 3D no AER - 1.ª Fase

   O Agrupamento de Escolas de Resende, através da Biblioteca Escolar, aderiu ao projeto Literacia 3D, que consiste num desafio nacional, promovido pela Porto Editora, tendo por objetivo principal a promoção de três literacias (Ciência, Matemática e Leitura), envolvendo, respetivamente, o sétimo, o sexto e o quinto anos de escolaridade.
   Na Escola Secundária, quatro alunos (Adelino Magalhães, Bruno Oliveira, Clara Pinto e Nelson Reis) cumpriram, com muita concentração, os desafios propostos a nível da Literacia Científica, através do portal da Escola Virtual.
   Na EB2, os alunos Ana Luísa Pereira, Ana Luísa Pinto, Carolina Sala, Dinis Moura, Margarida Bernardo, Margarida Cardoso e Mariana Moura envolveram-se, com muito empenho, no desafio da Literacia Matemática. A Literacia Leitura foi contemplada, com muito interesse, por Beatriz Xavier, Diogo Lopes, Lara Silva, Mara Alves, Pedro Soares, Ricardo Francisco e Simão Cardoso.
   A estes atentos e esforçados jovens, muitos parabéns, pela sua participação e sentido de responsabilidade! Também à Dr.ª Maria José, representante da Porto Editora, um agradecimento muito especial, pela imprescindível e dedicada colaboração!
A PB, Minervina Dias 

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Dia do Pijama

No CESMM, professores e alunos comemoraram o dia do pijama. A equipa da BE promoveu uma atividade relacionada com esta temática, envolvendo os alunos do 1º ciclo a escrever desejos para as crianças desfavorecidas. Esses desejos foram registados em pequenos corações que decoraram um pijama. Eis o resultado.
  A PB, Glória Gonçalves

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Educação literária - O João Pateta



No âmbito do projeto de Educação Literária, na BCER
partilhamos mais uma leitura com a turma R1, da professora Prazeres, desta vez, da história "O João Pateta" do escritor, Guerra Junqueiro. Os alunos, registaram a história através de textos e desenhos,formando o lindo painel, que se segue.



A PB,
Glória Gonçalves



quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Publicações Pedra & Cal

  Um reconhecido agradecimento à revista Pedra & Cal, pela generosa oferta de 46 publicações, acessíveis aos utilizadores da BEgas!
   Pedra & Cal foi considerada, pelo Ministério da Cultura, uma "publicação de manifesto interesse cultural".

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Comemorar para recordar - Dia Nacional do Mar, na ES e na EB2

   Integrado na ação do Plano Plurianual do Agrupamento, Educar para Intervir, o Dia Nacional do Mar, 16 de novembro, foi comemorado, na Escola Secundária e na EB2, através da oferta de marcadores de livro, a todos os alunos, professores e assistentes operacionais curiosos, que questionaram acerca da caixinha com marcadores, existente na biblioteca de cada escola. Os expressivos e criativos marcadores foram criados pelos alunos do Clube Openarte, sob a coordenação da prof.ª Salomé Pereira.
   No pátio de receção da Escola Secundária, foi proporcionado, também, o visionamento de um vídeo, elaborado pelos alunos do Clube Ecoescolas, orientados pela prof.ª Maria de Deus Leal. O filme, representativo de poemas, provérbios e curiosidades, suscitou a lembrança e reflexão acerca da importância e cuidados que devemos ter para preservar a vida marinha.
   Muitos parabéns, a todos os envolvidos, pela valorização atribuída a esta efeméride, que deve ser, sempre, recordada!



A PB, Minervina Dias

domingo, 13 de novembro de 2016

S. Martinho na Biblioteca do CER

 No âmbito do projeto "Ler a crescer" a equipa da BE do CER, realizou com o grupo do Professor Marques da sala JIR3 uma narração encenada da história "Maria Castanha e os duendes", utilizando imagens das personagens principais. Obrigada à Vera que se disponibilizou para dar uma ajuda.

     


 A PB, Glória Gonçalves

sábado, 12 de novembro de 2016

A professora Emília Pimentel e os seus alunos da turma R11, do 2º ano, visitaram a nossa Biblioteca escolar do CER, para mais uma sessão de leitura e exploração da história de Adolfo Coelho, O Príncipe com orelhas de burro. Após uma exploração oral da mesma, os alunos elaboraram um bonito registo. Estão todos de parabéns.



A prof. Bibliotecária, Glória Gonçalves


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Encontro Biblioteca Humana, com Alcino Monteiro


Na biblioteca do Centro Escolar de S. Cipriano, no âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, tivemos a visita do senhor Alcino Monteiro, nascido nesta freguesia, de onde partiu há já alguns anos, para concretizar um sonho - viver na cidade. O facto de ter realizado o seu sonho, não fez com que se desligasse da terra que o viu nascer pois, continua a vir com alguma frequência ao seu berço, onde mantém familiares e amigos.
Veio agora abrir o livro da história da sua infância e dos seus sonhos, colorir os caminhos trilhados e as personagens que com ele partilharam sonhos e aventuras. Apresentou-nos também o baú onde decidiu guardar essas memórias, um livro intitulado "Várzea Formosa - A Cidade Sonhada" e onde ele se apresenta com o pseudónimo  de João Cidade. Os alunos e professores agradecem a sua presença amiga e a sua disponibilidade para tão rica partilha.



A Prof Bibliotecária, Glória Gonçalves



Encontro com o escritor João Pedro Mésseder, na EB2

   Ontem, dia 9 de novembro, os alunos e professores da EB2 foram agraciados com a aliciante presença do escritor João Pedro Mésseder, nome literário de José António Gomes. Num ambiente muito afável, os alunos satisfizeram as suas curiosidades, relativas à vida e obra do autor, através do diálogo vertical, constante ao longo das duas sessões dinamizadas. 
 O evento foi organizado pelo grupo docente de Português desta escola, com a coordenação da professora Alice Colaço, em parceria com a Editorial Caminho, do Grupo Leya.
   Que todos os encontros e momentos de intercâmbio, pela e com a leitura, continuem a fomentar laços de promoção das literacias!
A PB, Minervina Dias

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O João Pateta


No âmbito da educação literária, a equipa da BE de S. Martinho de Mouros, em trabalho colaborativo com a turma do 3º ano, foi explorada a história de Guerra Junqueiro,"O João Pateta". Esse trabalho resultou na elaboração de um interessante painel com o registo de frases alusiva à história.

A PB,
  Glória Gonçalves

Dia Mundial da Alimentação no CESMM


No âmbito da comemoração do dia mundial da alimentação, em trabalho colaborativo entre a equipa da BE,  os professores titulares de turma e o professor de música das AECs, realizaram-se algumas atividades promotoras de hábitos alimentares saudáveis. A equipa da BE prop+orcionou a visualização da história "o patinho que não comia legumes", que agradou muito às crianças. Para além de outras interessantes atividades, alunos e professores envolveram-se na construção de um bonito painel "A Horta do CESMM. Parabéns a todos!
A PB,
Glória Gonçalves



terça-feira, 8 de novembro de 2016

Dia Internacional Ecoescolas, na Escola Secundária

  No âmbito da comemoração do Dia Internacional Ecoescolas, 7 de novembro, todos os alunos da Escola Secundária participaram neste projeto educativo internacional, que é promovido pela Fundação para a Educação Ambiental e apoiado pela Comissão Europeia, tendo por objetivo principal Estimular o desempenho ambiental da escola
   A professora Célia Sequeira foi convidada a hastear a bandeira, enquanto os alunos do Clube Ecoescolas entoaram o Hino Ecoescolas, sob a orientação da professora Maria de Deus e o acompanhamento musical do professor Paulo Teixeira.
    Que todos nós continuemos sensíveis e empenhados em melhorar o nosso desempenho ambiental!
A PB, Minervina Dias

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A Arca do Tesouro na BE do CESC


Hoje na BE do Cesc trabalhou-se a obra de Alice Vieira, "A Arca dos segredos". Eis algumas das imagens acerca do trabalho realizado

 
 

                                       
 A PB, Glória Gonçalves

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Cartaz MIBE do Centro Escolar de S.Martinho de Mouros

   No Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foram propostos aos alunos alguns desafios relacionados com o tema sugerido para este ano, "Aprende a Descodificar o Teu Mundo". Os alunos do 1º ciclo do CESMM escreveram frases e acrósticos alusivos à sua Biblioteca Escolar e as crianças da educação pré-escolar disseram frases e ilustraram-nas.




Foi assim que construímos o bonito cartaz que aqui partilhamos.

A PB, Glória Gonçalves

Todos juntos podemos ler - A Menina Gotinha de Água, na BEgas




   Enquadrada na atividade Todos juntos podemos ler, a turma da Educação Especial participou na leitura, análise e exploração do conto A Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos, com a orientação atenta das suas professoras.

Educação literária - Uma flor chamada Maria



   No âmbito da educação literária, a equipa da BE do CESMM, em trabalho colaborativo com o professor Jorge e os alunos do 2º ano da turma M3, exploraram a obra de Alves Redol, “Uma Flor Chamada Maria”. Para além do trabalho de leitura e de escrita, foi desenvolvida uma atividade de expressão plástica, que resultou num bonito cartaz alusivo à história.

A PB, Glória Gonçalves

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Cartazes do MIBE

   No Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foram propostos aos alunos alguns desafios relacionados com o tema sugerido para este ano, "Aprende a Descodificar o Teu Mundo". Os alunos dos 1º e 2º anos escreveram frases alusivas à Biblioteca e os dos 3º e 4º anos criaram acrósticos com base nas palavras Biblioteca e Leitura. Foi assim que construímos o cartaz colorido que aqui partilhamos.
 
                              A PB, Glória Gonçalves