Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Desafio escrita criativa

A equipa da BCER, em trabalho colaborativo com a professora da turma R1 do 3º ano, propuseram aos alunos da referida turma, que criassem acrósticos a partir de palavras relacionadas com o inverno. O resultado é, o que aqui se apresenta. Parabéns aos pequenos autores e à colaboração da Professora Prazeres.

A Prof. Bibliotecária
Glória Gonçalves

 

  


segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Educação literária

No âmbito da educação literária, as equipas da BECER e da BCESC  trabalharam, da obra "As Cançõezinhas da Tila", o poema "Loas à chuva e ao vento" , com as turmas do 1º ano. Exploramos o poema a nível temático, vocabular, rítmico e fonológico. Foi também proposto aos alunos que dissessem palavras relacionadas com a estação do ano expressa no texto, o inverno, que foram escritas em gotas de água a representar a chuva e colocadas num painel.

A prof. Bibliotecária
Glória Gonçalves

 



quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Ouvir, Ler e Recontar para painel 3d criar



No âmbito da educação literária, a equipa da BE do CESMM, em trabalho colaborativo com o professor Azevedo e a sua turma do 1º ano, exploraram a obra de Elizabeth shaw, "A Ovelhinha Preta". A narração expressiva e a forma lúdica utilizada pela professora Fátima Silva, membro da equipa, agradou aos alunos e, consequentemente, contribuiu para atingir os objetivos propostos. A atividade culminou com a construção de um painel 3d, utilizando para isso, um leque diversificado de materiais naturais e de desperdício, resultando num bonito trabalho que se pode observar através das imagens que se apresentam

A prof. bibliotecária,
Glória Gonçalves

                           

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Projeto SOBE


A Biblioteca escolar dos centros escolares de Resende, em parceria com o centro de saúde, promoveu uma sessão educativa sobre saúde oral
Hoje, a Enfermeira Susana, deslocou-se ao centro escolar de S. Cipriano, com quatro enfermeiros estagiários para realizarem uma interessante atividade, através da  qual os alunos puderam interagir e aprender a cuidar da saúde dos seus dentes. Inicialmente foi-lhes proposto visionar uma história denominada "A história do dentinho Fluor".
De seguida, numa "boca gigante", experimentaram, simulando, a lavagem dos dentes com uma escova e usando o fio dentário.

 



Foi também distribuído aos alunos do 2º ano um cheque dentista, e, todas as crianças foram brindadas com um kit composto por uma escova e uma pasta de dentes que lhes permita fazer a escovagem na escola, depois do almoço.
Finalmente foi oferecida uma imagem do dentinho fluor, para pintarem nas respetivas salas.
A atividade foi muito interessante, como comprovou a motivação com que as crianças interagiram. Obrigada à enfermeira Susana e parabéns aos enfermeiros estagiários pela relação espontânea e próxima que estabeleceram com os alunos, permitindo uma envolvência e uma motivação constantes.


A prof. Bibliotecária
Glória Gonçalves


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Parlamento dos Jovens, na BEgas - Resultados do 3.º ciclo

   Depois de uma forte campanha, ocorreram, no dia 16 de janeiro, as eleições legislativas do Parlamento dos Jovens do AEResende.
  Os resultados foram os seguintes:
Número de eleitores: 154
     Votos em branco: 1
     Votos desclassificados: 5
     1.º Lugar: Lista A - 96 votos
     2.º Lugar: Lista D - 29 votos
     3.º Lugar: Lista C - 19 votos
     4.º Lugar: Lista B - 4 votos
  O Representante da Lista B afirmou: “Foi uma derrota eleitoral! Também não tínhamos feito uma grande campanha! Veremos o que acontece!”
  Já o Representante do Lista D declarou: “Foi, sem dúvida alguma, uma vitória eleitoral! O importante é participar, melhorar a capacidade de argumentação e compreender melhor a Constituição Portuguesa! Mas nem tudo está perdido, veremos o que acontece na quarta- feira!”
  No dia 18 de janeiro, ocorreu na Biblioteca da Escola Secundária de Resende (BEgas), sob a presidência da professora Delfina Veloso, a Apresentação das Medidas, o Debate, a Eleição das Medidas e a Eleição dos dois Representantes da Escola para irem à fase Distrital!
  Estiveram presentes 25 deputados: 10 da Lista A, 9 da Lista D, 5 da Lista C e 1 da Lista B.
  A Sessão começou com expectativas, por parte de todos os membros das Listas, com o Juramento e a Tomada de Posse.
  De seguida, a Lista A apresentou as suas medidas, depois a Lista B também apresentou as suas, consecutivamente a Lista D e, por fim, a Lista C.
  Depois da Apresentação das Medidas, houve o Debate. O Debate ocorreu com perguntas e respostas de todas as Listas. Principalmente, da Lista A e da Lista C, causando alguma impaciência e irritação, a alguns deputados.
  Após o Debate, seguiu-se Eleições das Medidas! Resultados:
1.º Lugar: Modernização dos métodos de ensino atuais e Reconhecimento social dos Professores. Esta medida pertence à Lista D.
2.º Lugar: Instalação de novas tecnologias na sala de aulas e aumento da cultura geral dos Alunos. Esta medida pertence à Lista A.
3.º Lugar: Bolsas de mérito para todos os escalões. Esta medida é uma coligação de medidas entre a Lista C e Lista D.
Seguidamente, houve as Eleições para os Representantes da Escola.
  Apresento, aqui, os resultados:
1.º Lugar: Bruno Oliveira, Representante da Lista D - 12 Votos
2.º Lugar: Diana, Representante da Lista A - 6 Votos
  A Representante da Lista C não prestou declarações.
  A Representante da Lista declarou: “A próxima fase é para ganhar!”
  O Representante da Lista D afirmou: “Foi uma vitória eleitoral! Não deixaremos ficar mal a Escola e esperamos a passagem à próxima fase!
Bruno Oliveira, 7.º D

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A cor das vogais- Educação literária

Nas BEs dos Centros Escolares do AER, retomamos o projeto de educação literária. Com as turmas do 3º ano, trabalhamos a obra "A Cor das Vogais" de Vergílio Alberto Vieira, com a exploração do texto literário, cujo título é igual ao da obra. Foi criada uma apresentação em prezi, que agradou aos alunos e os motivou a participar e a interagir. Na parte final do trabalho foi-lhes colocado um desafio: escrever uma quadra a partir de algumas palavras pré definidas,  de três grupos diferentes, verbos, nomes e adjetivos, usando pelo menos uma de cada grupo.
Eis aqui algumas das quadras criadas pelos alunos da turma do 3º ano do CESC. Parabéns aos autores.
https://prezi.com/cqonmbxb4fjl/edit/#0_24309637

A Prof. Bibliotecária,
Glória Gonçalves

Dia Internacional do Riso - Sessão de anedotas, na BEgas



terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Explorar o espaço físico e virtual da BEgas

   No dia 16 de janeiro, foram dinamizadas duas sessões de trabalho colaborativo, em articulação PB e professor Vasco Alves, na BEgas, envolvendo, desta vez, as turmas A e B do 10.º ano de escolaridade, no âmbito da atividade Explorar o espaço físico e virtual da BEgas, integrada na iniciativa Vamos ler e pesquisar!, que, por sua vez, se enquadra na ação do PAA do AER, Partilhar para Melhorar.
   Os alunos cumpriram o Bibliopaper e os desafios que lhes foram propostos com muito interesse e dedicação, tendo por objetivos principais:
   . Desenvolver o conhecimento das secções temáticas da Biblioteca e da arrumação do Fundo Documental;
   . Promover as literacias da biblioteca, da leitura, da informação, digitais e tecnológicas;
   . Proporcionar a divulgação / utilização de links educativos do Blogue da BE e das suas potencialidades.
A PB, Minervina Dias

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Acácia e os Fantasminhas, de Margarida Pogarell, na BEgas

   No dia 6 de janeiro, a  Acácia, de Armamar, "menina doce, de olhos azuis e cabelos cor de avelã, diferente de todas
as crianças", foi recebida, na BEgas, por simpáticos e solidários jovens da Escola Secundária, incluindo os da Educação Especial, que lhe dedicaram muita atenção e dois cartazes.
   O livro Acácia e os Fantasminhas, de Margarida Pogarell, constituiu o mote para relembrarmos a inclusão social. A carinhosa intervenção da Dr.ª Sónia (psicóloga que acompanha a Acácia) e da D.ª Clara (mãe da menina) revelou a coragem, o sorriso e a determinação com que a Acácia vive o seu dia a dia e como interage com os outros, na sua vida escolar, pessoal e social.
   A presença do senhor diretor do AER, da senhora vereadora da educação de Resende e da senhora bibliotecária de Armamar enriqueceram este encontro de palavras, leitura e solidariedade!
   O valor da venda do livro reverte para a Acácia e para a melhoria das suas condições de vida.
A PB, Minervina Dias



domingo, 8 de janeiro de 2017

Expor, Ler e Refletir



Nesta época, em que se respirava Natal em toda a escola, a BE não podia ser exceção. Nas BEs dos Centros escolares do Agrupamento de Escolas de Resende expusemos a literatura dispoível, relacionada com o tema,lemos e refletimos sobre a história, o sentido, as vivências, as tradições, enfim, sobre tudo aquilo que está associado ao Natal e a forma como ele é entendido e vivido na nossa terra, pelas nossas crianças. Através destas atividades, aprendemos a descobrir  quem somos e a  a valorizar o que temos.   


A Professora Bibliotecária,

Glória Gonçalves



quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Expor, ler e refletir - Roteiros de Resende

   Os alunos da turma 7.º A foram desafiados, pela sua professora de Português, Rita Almeida, a criarem um Roteiro subordinado a Resende ou a uma das suas freguesias, tendo por principal objetivo Promover o conhecimento do meio local.
   Os trabalhos apresentados na sala de aula encontram-se, agora, expostos na BEgas, para leitura, análise e reflexão.
   Muitos parabéns à turma, pelos excelentes documentos criados!
A PB, Minervina Dias