Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Encontros com os livros / Voluntários da Leitura - turma A

   Nem sei por onde começar!
   A manhã começou plena de emoções! O 7º A promoveu, na sua sala, “encontros com os livros” e com as leituras, no âmbito da atividade “Voluntários da Leitura”. Foi uma aula maravilhosa, uma vez que recebemos mães que deixaram um testemunho muito bonito sobre a temática. Quer a mãe Carla (mãe da Margarida) quer a mãe Sónia (mãe da Maria) incutiram na plateia um encantamento especial pelas palavras que usaram!
   Os seus relatos e Histórias de vida revelaram que o percurso feito e as oportunidades experimentadas chegaram pela mão dos livros.
   O poder da leitura, o poder de um gesto e a visão da Escola foram amplamente elogiados. Perceber o que se lê, e por que é que se tem de ler, foi também a deixa para a partilha de textos singulares, escritos pela mãe Carla! A plateia escutou, saboreou e entendeu que este momento ainda não tinha acabado…
   O uso da palavra pela mãe Sónia tocou-nos pela forma como nos deixou tão presentes os valores do AMOR, do RESPEITO pelo outro e pelo poder que um livro pode ter para partilharmos sonhos, cumplicidades e afetos. Eu, professora desta turma tão especial, fiquei sem palavras para retribuir o momento! Há muito que não sentia esta sensação de me comover com TODAS as palavras usadas pelas mães num contexto como este…
   Parabéns à turma! Parabéns à aluna Margarida, que proporcionou um lanchinho muito doce aos seus coleguinhas! À mãe do António, que esteve um bocadinho connosco e a todas as mães que, de uma forma ou de outra, estiveram presentes através da postura dos seus filhos!
   Não sei como terminar…
   Depois deste momento, segui outro na Biblioteca da Escola. Muito bom, também! O encontro “Biblioteca Humana, com Ana Maria Pinto” fez da minha manhã emoção! Plena! Completa!
Post scriptum: tenho de falar no começo da tarde! Nela expusemos alguns trabalhos de escrita realizados pelos alunos das turmas Pief, 9ºB e 7ºA. Ficam as imagens!
   Obrigada “Escola” por eu estar feliz!
                                                                                                                                          Prof.ª  Rita Almeida

Cartaz do AER - Semana da Leitura


quarta-feira, 22 de março de 2017

Escritores e dinamizadores da Semana da Leitura do AER

   Muitos parabéns aos alunos do oitavo ano e ao seu professor de TIC, pelos criativos cartazes alusivos à presença dos escritores e dinamizadores que estarão presentes nas nossas escolas, durante a Semana da Leitura, que decorrerá de 27 de março a 4 de abril, subordinada ao tema O prazer de Ler.
   Continuação de excelentes trabalhos!
A PB, Minervina Dias







Cartazes - Semana da Leitura

   Nas BEs dos centros escolares de Resende, alunos de diversas turmas da educação pré-escolar e do 1º CEB, envolveram-se na elaboração dos cartazes da semana da leitura, que ocorrerá do dia 27/03 a 04/04 de 2017. Com algumas turmas do 3º e 4º anos, exploramos o tema deste ano "Ler prazer/p`ra ser", desafiando os alunos a criar caligramas, usando as palavras LER, SER e PRAZER. Os mais pequenos, pintaram e ajudaram a decorar.  Parabéns aos artistas!

A PB, Glória Gonçalves



Aprender com a Biblioteca Escolar

Na BE do CESC, trabalhou-se a obra de José Francisco Rica "O Coelho que queria ser Artista", em trabalho colaborativo com a professora Susana e a sua turma do primeiro ano. Após a leitura, exploramos o vocabulário e descobrimos os sinónimos das palavras difíceis. Exploramos um extrato do texto e preenchemos as lacunas. Por fim, desvendamos uma charada, descobrindo através das iniciais dos nomes de alguns animais, um dos valores presentes na história.


A PB,
Glória Gonçalves



terça-feira, 21 de março de 2017

Encontro com o escritor André Fernandes, na Escola Secundária


    
   A Escola Secundária de Resende recebeu, hoje, o querido escritor André Fernandes, que veio acompanhado pelo seu tio Jorge.
   Alunos do ensino secundário e respetivos professores tiveram a honra de ouvir o autor, com bastante atenção e agrado. 
   Através da apresentação dos seus livros "Tia Guida" e "25+ A vida é uma escola", este excelente comunicador partilhou, de uma forma muito cativante, questões subordinadas ao perdão, amor, saúde, violência doméstica, bullying e espiritualidade.
   Muito agradecidos, querido André Fernandes, por todas as palavras de ensinamento, coragem e generosidade com que nos abraçou!
A PB, Minervina Dias






segunda-feira, 20 de março de 2017

Miúdos a votos - Votação e escrutínio

   No âmbito da eleição "Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?", realizada no passado dia 16, na Escola Secundária, envolvendo os alunos do 3.º ciclo, destacamos os dois livros nomeados, Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, e A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez, com 36 e 24 votos, respetivamente.
   A apresentação nacional dos resultados eleitorais decorrerá no dia 20 de abril.

   Muitos parabéns, a todos os alunos envolvidos neste processo eleitoral, iniciado no dia 5 de dezembro de 2016, com a fase do recenseamento.
A PB, Minervina Dias

Aprender com a BE


Na BE do CESC, realizou-se uma sessão de escrita criativa com os alunos do 3º ano, em trabalho colaborativo com a professora titular de turma, a partir da vivência do dia do pai. Propôs-se aos alunos que , cada um, caracterizasse o seu pai e,com os adjetivos selecionados elaborasse um caligrama. Eis alguns dos resultados.

A PB
Glória Gonçalves
                                                                                                       

  


quarta-feira, 15 de março de 2017

Faça lá um poema - Aluna do AER premiada

   Muitos parabéns à aluna Cristiana Tamborino Ribeiro, que viu atribuído o primeiro prémio ao seu poema "Águas do rio...", no âmbito da 8.ª edição do Concurso Faça lá um poema, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Fundação Centro Cultural de Belém.
A PB, Minervina Dias

terça-feira, 14 de março de 2017

Texto coletivo da turma R12, sobre a primavera



Os alunos da turma R12, do 2º ano, elaboraram um bonito texto subordinado ao tema "A Primavera". Depois de escrito e ilustrado, quiseram partilhá-lo, expondo-o na BE e, publicando-o também, aqui no nosso blog. Parabéns aos alunos e à professora Rosa Casarões.

A PB,
Glória Gonçalves

 

quinta-feira, 9 de março de 2017

Comemorar para recordar

Em trabalho colaborativo com a titular da turma R1 e os seus alunos do 3º ano, realizou-se, na BECER uma atividade subordinada ao tema "Dia Internacional da Mulher". Numa época em que os meios de comunicação social nos dão conta de situações constantes de violência e discriminação sobre as mulheres, achou-se pertinente debater esta questão, refletir sobre o papel da mulher, partindo da sua importância na vida de cada um até à sua importância na sociedade, A Educadora Ana Gabriel, membro da equipa desta BE, proporcionou, na Internet, a pesquisa sobre a origem desta comemoração e a sua importância ao longo do tempo. Os alunos tiveram ocasião de manifestar as suas opiniões e discuti-las em grupo. Em seguida, elaboraram textos sobre a temática explorada, desenharam e pintaram a imagem de uma "Mulher" e construíram o bonito cartaz que aqui se publica.

A Prof. Bibliotecária
Glória Gonçalves

.

terça-feira, 7 de março de 2017

Literacia 3D - segunda fase

   Três alunos representantes do AEResende deslocaram-se, hoje, a Vila Real, para participarem na 2.ª fase do concurso nacional "Literacia 3D", promovido pela Porto Editora. Pela segunda vez, aderiram, com muito entusiasmo, ao desafio das literacias (ciência, matemática e leitura), colocando à prova as suas competências digitais e a sua excelente capacidade de transformação da informação em conhecimento.
   Muitos parabéns ao Bruno Oliveira, à Carolina Sala e ao Pedro Afonso, pelo seu empenho e sentido de responsabilidade!
   Um especial agradecimento à autarquia, na pessoa da senhora vereadora da educação, Dr.ª Sandra Pinto, pela cedência do transporte!
A PB, Minervina Dias

sábado, 4 de março de 2017

Comemorar para recordar - Testamento do Entrudo da BECER


No âmbito da comemoração do carnaval, a equipa da BE do CER, elaborou o testamento do entrudo, que foi lido no recreio  pelos alunos das turmas do 3º e 4º anos, para toda a comunidade escolar, e, aqui queremos também partilhar. 

Antes que a morte me leve
vou fazer meu testamento
Ora aqui vai ele então
Aguardem só um momento.

Se não ficarem contentes
E se isto der p´ró torto
 Reclamem lá à vontade,
que me importa, já estou morto!

Mas previno desde já
não poupo feio nem belo
se ficarem ofendidos
peçam o livro amarelo.

Aos alunos preguiçosos
deixo uma agulha afiada
para lhes picar o traseiro
quando eles não fazem nada.

Vou deixar aos bons alunos
mil abraços apertados
para que eles sejam sempre
trabalhadores dedicados.

Aos alunos brincalhões
juízo lhes vou deixar
para na hora do trabalho
Não se porem a brincar.

Vou deixar um amnésico
Aos docentes, pois então!
Para esquecerem quantos anos
Faltam para a aposentação.



De entre eles, principalmente
à Rosinha, que por norma,
todos os dias nos diz:
- “Falta tanto p’ra reforma!!!”

Ó senhoras professoras
não estejam p'ra'i a rir
deixo-vos um megafone
p'ra se fazerem ouvir.

Aos senhores professores
com vozes de galo, catitas
Vou deixar-lhes um poleiro
para mirarem as pitas.

Aos professores das AECs
trotinete vou deixar
que é para se deslocarem
 de centro em centro escolar.

Às senhoras terapeutas
carregadas, que deus nos valha!
Deixo-lhes uma carroça
para transportarem a tralha.

Deixo uns fones para os ouvidos
aos senhores da secretaria
para que, na hora do almoço
não ouçam a gritaria.

O mesmo quero deixar
às senhoras da cozinha
os ouvidos não se curam
com as canjas de galinha.

Aos assistentes que no recreio
 andam de cabeça ao léu
deixo-lhes o meu penico
p'ra lhes servir de chapéu.

Aos que trabalham cá dentro
com amor e competência
vou deixar-lhes um xanax
e um quilo de paciência.

E para os que estão cá dentro
e não fazem quase nada,
aumento a arrecadação,
trago cama e almofada.

À senhora coordenadora
que anda sempre a cem à hora
deixo um calmante bem forte
para o stress mandar fora.

Deixo uma pomadinha
aos senhores da direção
para aliviar as orelhas
dos puxões da inspeção.

deixo também fita métrica
e umas boas dietas
p'ra tirarem as medidas
que não conduzem às metas.

Já partilhei os meus bens
pois aqui vos deixo tudo
que lhes faça bom proveito
quando morrer o entrudo!

Adeus compadre e comadre
de vós vou sentir saudade
ficai felizes por cá
e, até à eternidade.

Resende, 24/02/2017
Vosso compadre,

Entrudo Chocalheiro






quinta-feira, 2 de março de 2017

Desafio de escrita e leitura - Acrósticos - Carnaval

Confetes no ar
Alegria a chegar
Risinhos mansinhos
No céu a brincar
Amor a brilhar
Vento a soprar
Afeto a cintilar
Lembranças a recordar
        Filipa, 6.º C

Com amor e alegria
A vestimenta vamos usar
Risos de fantasia
Neste dia vamos festejar
A dançar e a cantar
Vontade de desfilar não vai faltar
Amizade e muita alegria
Lealdade no ar vai pairar
            Joana Oliveira, 6.º C



Com máscaras nós vamos desfilar,
Alegria e fantasia.
Rir e bailar,
Nesse dia, ninguém leva a mal.
Animação e diversão,
Vamos todos animar..
A festa é para todos.
Loucas máscaras pelas ruas a deslumbrar.
               Luís André, 6. C

Caminhamos alegres
Até à data festiva
Rindo, cantando e sonhando
Nadando num sonho de alegria
Agora vamo-nos mascarar
Vamos imaginar e fantasiar
Afinal chegou o entrudo
Lindo e brilhante se irá festejar
             Margarida Dias, 6.º C

Colegas unidos
Alegria no coração
Rostos coloridos
Nariz vermelho é tradição
Aventura e curiosidade
Vale a pena experimentar
Anda na rua a felicidade
Logo temos de experimentar
             Clara Pinto, 7.º A