Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Encontros com os livros / Voluntários da Leitura - turma A

   Nem sei por onde começar!
   A manhã começou plena de emoções! O 7º A promoveu, na sua sala, “encontros com os livros” e com as leituras, no âmbito da atividade “Voluntários da Leitura”. Foi uma aula maravilhosa, uma vez que recebemos mães que deixaram um testemunho muito bonito sobre a temática. Quer a mãe Carla (mãe da Margarida) quer a mãe Sónia (mãe da Maria) incutiram na plateia um encantamento especial pelas palavras que usaram!
   Os seus relatos e Histórias de vida revelaram que o percurso feito e as oportunidades experimentadas chegaram pela mão dos livros.
   O poder da leitura, o poder de um gesto e a visão da Escola foram amplamente elogiados. Perceber o que se lê, e por que é que se tem de ler, foi também a deixa para a partilha de textos singulares, escritos pela mãe Carla! A plateia escutou, saboreou e entendeu que este momento ainda não tinha acabado…
   O uso da palavra pela mãe Sónia tocou-nos pela forma como nos deixou tão presentes os valores do AMOR, do RESPEITO pelo outro e pelo poder que um livro pode ter para partilharmos sonhos, cumplicidades e afetos. Eu, professora desta turma tão especial, fiquei sem palavras para retribuir o momento! Há muito que não sentia esta sensação de me comover com TODAS as palavras usadas pelas mães num contexto como este…
   Parabéns à turma! Parabéns à aluna Margarida, que proporcionou um lanchinho muito doce aos seus coleguinhas! À mãe do António, que esteve um bocadinho connosco e a todas as mães que, de uma forma ou de outra, estiveram presentes através da postura dos seus filhos!
   Não sei como terminar…
   Depois deste momento, segui outro na Biblioteca da Escola. Muito bom, também! O encontro “Biblioteca Humana, com Ana Maria Pinto” fez da minha manhã emoção! Plena! Completa!
Post scriptum: tenho de falar no começo da tarde! Nela expusemos alguns trabalhos de escrita realizados pelos alunos das turmas Pief, 9ºB e 7ºA. Ficam as imagens!
   Obrigada “Escola” por eu estar feliz!
                                                                                                                                          Prof.ª  Rita Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário