Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Alunos premiados no Campeonato da Língua Portuguesa

   No Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, decorreu a Fase Final do Campeonato da Língua Portuguesa, na Escola Secundária.
   Depois de apurados todos os resultados, temos o prazer de anunciar os dois vencedores: Bruno Tiago Oliveira, do 8.º D, e Maria João Pereira, do 11.º C.
   A entrega dos certificados de participação e dos prémios, a todos os participantes, realizou-se no dia 28, na BEgas, Biblioteca parceira desta iniciativa.
   Muitos parabéns, a todos os alunos da ES, pelo seu entusiasmo e competências revelados neste primeiro Campeonato da Língua Portuguesa, aos professores de Português e à professora Cecília, principal dinamizadora do projeto!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias




quarta-feira, 16 de maio de 2018

Alunos premiados no Concurso Nacional de Leitura

   Decorreu, no dia 15 de maio, a Fase Intermunicipal Tâmega e Sousa do Concurso Nacional de Leitura, que consistiu na realização de uma prova escrita e outra oral, ocorridas, respetivamente, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e no Cinema Teixeira de Pascoaes, em Amarante. 
   O Agrupamento de Escolas de Resende esteve representado pelos seus vencedores, por nível de ensino: Ana David Moura - R11, Lara Vieira - 5.º E, Bruno Tiago Oliveira - 8.º D e Bruna Gabriela Ribeiro - 10.º A.
   A Bruna Gabriela ficou apurada na tarefa escrita e prestou prova oral, tendo obtido o lugar de suplente à fase nacional.
   Aos alunos e escolas participantes, foram oferecidos dois livros e um certificado de participação.
   Muitos parabéns, aos nossos alunos, pelo entusiasmo que ofereceram a esta iniciativa, e aos respetivos professores,  pelo incentivo e envolvimento neste enriquecedor projeto nacional, que em muito contribui para a promoção da leitura, das expressões escrita e oral e do saber-estar perante um grande público!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Palestra sobre Saúde - Enfarte cardiovascular

   A BEgas recebeu, no dia 10 de maio, as turmas 9.º A, C, D e E, acompanhadas pelos senhores professores Carlos, Delfina, Emília Matos e Joana, para observarem a temática "Enfarte cardiovascular", sabiamente apresentada por um grupo de enfermeiras especialistas do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.
   Este trabalho, desenvolvido em parceria com a Escola Secundária, além de comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro (12 de maio), teve por objetivo principal alertar para os fatores de risco da doença coronária e a insuficiência cardíaca, tendo em atenção os sintomas e as medidas de ação.
   Registam-se, aqui, alguns fatores de risco:
. Controláveis - colesterol, tabagismo, hipertensão arterial, alimentação inadequada, diabetes, vida sedentária, obesidade, stress excessivo, alcoolismo...
. Não controláveis - idade, sexo, hereditariedade.
   Os alunos tiveram a oportunidade de refletirem e intervirem sobre este grave problema de saúde, cuja taxa de mortalidade, em Portugal, é de 30% (valores SNS 2015), e recordaram que "Saúde é um direito humano".
   Muito agradecidos, senhoras enfermeiras Luísa, Ana, Marlene e Patrícia, por esta importante lição de biologia e saúde humana!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias