Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte. No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende. Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou, com A BEgas, a ter quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano. Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Palestra sobre Saúde - Enfarte cardiovascular

   A BEgas recebeu, no dia 10 de maio, as turmas 9.º A, C, D e E, acompanhadas pelos senhores professores Carlos, Delfina, Emília Matos e Joana, para observarem a temática "Enfarte cardiovascular", sabiamente apresentada por um grupo de enfermeiras especialistas do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.
   Este trabalho, desenvolvido em parceria com a Escola Secundária, além de comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro (12 de maio), teve por objetivo principal alertar para os fatores de risco da doença coronária e a insuficiência cardíaca, tendo em atenção os sintomas e as medidas de ação.
   Registam-se, aqui, alguns fatores de risco:
. Controláveis - colesterol, tabagismo, hipertensão arterial, alimentação inadequada, diabetes, vida sedentária, obesidade, stress excessivo, alcoolismo...
. Não controláveis - idade, sexo, hereditariedade.
   Os alunos tiveram a oportunidade de refletirem e intervirem sobre este grave problema de saúde, cuja taxa de mortalidade, em Portugal, é de 30% (valores SNS 2015), e recordaram que "Saúde é um direito humano".
   Muito agradecidos, senhoras enfermeiras Luísa, Ana, Marlene e Patrícia, por esta importante lição de biologia e saúde humana!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias


Sem comentários:

Enviar um comentário