Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Mensagens premiadas - Desafio Biblioteca Escolar

Biblioteca espantosa
Informação
Bonita e maravilhosa.
Leitura encantadora,
Imaginação gratificante e
Observação perfeita
Testam a nossa escrita.
Entender a ortografia com
Conhecimentos enriquecidos que
Aprofundam os nossos horizontes.
            Beatriz Margarida - 5E

Brilhantes estantes
Inteligentes vamos ficar
Brincamos e saltamos naquelas suaves páginas
Letras cavalgam por campos verdes
Imaginando estar em cima de nuvens a ler
Os livros são os mestres desta pequena "cidade"
Temos novas novidades, vindas daquelas brilhantes páginas
Escutar o que os livros nos dizem
Conseguimos descobrir mistérios
A nossa cabecinha começa a evoluir
                             Carolina - 5E

    A biblioteca...
... não é apenas um lugar com quatro paredes e um teto a cobrir,
é o lugar onde a tua imaginação pode fluir!
... não é apenas um lugar com livros,
é onde podes viver sonhos e perigos!
... não é apenas um lugar comum,
é um lugar onde podes ser qualquer um!
                           Maria João Ferreira - 6E

   A Biblioteca é um sítio onde se brinca com as palavras, imagina, pesquisa e se lê obras maravilhosas!   Inês Santos - 7D  

   Na biblioteca aprendemos coisas interessantes com os livros que lá existem.
   Adoro a minha biblioteca porque é um espaço de convívio com os outros e é também um local de aprendizagem. - Mariana Fernandes - 7D

   A Biblioteca abre a tua imaginação e a tua criatividade ao leres livros! - Sara Cardoso - 7D

   Uma biblioteca sem livros é como uma enciclopédia inacabada porque, sem sabedoria no mundo, não dá para fazer nada. Livros em estantes não fazem apenas uma biblioteca... Fazem parte da inteligência do mundo e depende de como o mundo os interpreta.
   Eu adoro a minha biblioteca! - Inês Loureiro - 9C 
 
   A biblioteca guarda livros. Os livros guardam histórias e memórias; histórias para gerações futuras. - Adelino Magalhães - 9D 

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Disléxicos famosos e Encontro Biblioteca Humana com Ana Maria Pinto

    A senhora Bibliotecária Municipal de Resende, Dr.ª Ana Maria Pinto, foi recebida na BEgas, no dia 25 de outubro, pelas turmas 8B e 10B e as professoras Fátima Pereira e Lúcia Xavier, no âmbito do encontro biblioteca humana subordinado à temática "Disléxicos famosos".
   Depois do diálogo vertical acerca dos necessários fundamentos teóricos, no que respeita à fonologia, grafia e pessoas com dislexia que se tornaram célebres, os alunos cumpriram, com eficiência, a leitura de algumas mensagens codificadas, tendo por principal objetivo compreender o que se pode passar com alguém disléxico na fase de desenvolvimento da leitura e da escrita.
   Em forma de conclusão, foi apresentado um curto excerto do filme "Como Estrelas na Terra", tendo-se passado a mensagem de que, na diferença, também se pode ser "grande".
  Muito agradecidos, Dr.ª Ana Pinto, pela pertinente e esclarecedora apresentação sobre esta perturbação de aprendizagem, a cujos sinais de alerta devemos estar atentos relativamente a irmãos e amigos mais jovens!
A PB, Minervina Dias

Ler a crescer, na BCER


quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A Infoliteracia e o Encontro Biblioteca Humana com Victor Rebelo


   No dia 24 de outubro, os alunos das turmas 8A e 9D, acompanhados pelos seus professores (Dionísio, Fátima Pereira e António Loureiro), participaram na palestra "O contributo da Infoliteracia no sucesso escolar", promovida pelo senhor Bibliotecário Municipal de Lamego, prof. Victor Rebelo.
   Na dinâmica abordagem da temática, esteve patente o constante diálogo vertical subordinado à importância das bibliotecas (antigas e modernas) e às competências e objetivos a ter presentes quando se fala de Infoliteracia escolar.
   Os alunos aprenderam que, no aperfeiçoamento de competências da literacia da informação, se deve começar por reconhecer a necessidade de informação. O conferencista exemplificou técnicas de seleção de fontes de informação, construção de estratégias de pesquisa, localização e acesso, comparação e avaliação.
   Muito agradecidos, senhor professor Victor, pelos conhecimentos e ensinamentos que transmitiu com tanto entusiasmo!
A PB, Minervina Dias

Mensagem - Dia das Nações Unidas


segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Trabalho da Educação Inclusiva da EB2, no Dia da Biblioteca Escolar


Alegria do Dia da Biblioteca Escolar nas Escolas!

   No festejo do Dia da Biblioteca Escolar, alunos, funcionários e professores das nossas escolas  partilharam, com entusiasmada adesão, a leitura oral de frases subordinadas à Biblioteca Escolar, cuja distribuição ficou a cargo de alunos voluntários, na recordação do contributo da BE para o aperfeiçoamento de competências significativas e para uma melhor cidadania.
   Na Escola Secundária, foi apresentada, pelos alunos do ensino secundário abrangidos por medidas adicionais,  uma curta peça de teatro de fantoches, assistida pelo jovem público do 1.º ano de escolaridade da Escola Básica de Resende. Estes meninos, acompanhados pelas professoras Amélia, Ana e Margarida, envolveram-se na encenação e dialogaram acerca da história "Na Livraria mais bonita do Mundo, a Livraria Lello", partilhada pela professora bibliotecária.

   Ao longo do dia, na BEgas, foi dinamizado o desafio subordinado à perceção de cada um sobre a sua biblioteca, mobilizado através da ferramenta virtual Mentimeter e do smartphone pessoal. 
   Nas zonas vídeo da ES, houve a projeção e visualização de curtos filmes criados em MovieMaker alusivos a encontros pedagógicos e intercâmbios bibliotecários que testemunham a participação nos estímulos gerais da educação, fomentada por uma relação privilegiada de colaboração e inclusão.
   Um enorme agradecimento a todos os membros das comunidades escolares, pela generosidade do envolvimento oferecido à comemoração deste dia!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias



«Com a Biblioteca Escolar TODOS LEEM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS COMUNICAM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS DESCOBREM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS PARTILHAM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS CRIAM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS INTERVÊM.»
Manuela Pargana Silva (Coordenadora da RBE)

22 de outubro - Dia da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Encontro Biblioteca Humana com o patrono da BJCD


   No dia 17 de outubro, as turmas 5E e 6A, acompanhadas pela senhora professora Fernanda Machado e pelo coordenador da Escola Básica D. António José de Castro, senhor padre Excelso, acolheram o patrono da Biblioteca, cujo nome batizou este espaço educativo/cultural, Dr. Joaquim Correia Duarte, no ano letivo de 2008/2009.
   Após algumas palavras de apreço ao nosso mentor, dois alunos partilharam a leitura de duas quadras previamente elaboradas, como ponto de partida para a intervenção oral do estimado benfeitor. A dinâmica palestra teve como referência a experiência pessoal vivida nesta escola, na qualidade de professor, escritor e responsável pela biblioteca, no período de 1976 a 2002, tendo salientado as evoluções que, entretanto, ocorreram a nível de organização e equipamentos de uma biblioteca.
   Muito agradecidos, senhor Dr. Joaquim, pela disponibilidade e entusiasmo que ofereceu a este singular Encontro de Biblioteca Humana, no âmbito das atividades comemorativas do 10.º aniversário da BJCD!
A PB, Minervina Dias

domingo, 14 de outubro de 2018

Ler a crescer, no CESMM

   No dia 12 de outubro, os meninos do JICE1 visitaram a Biblioteca do CESMM. Tiveram oportunidade de observar o espaço, aprender algumas regras e escutar a história "Tio Lobo", da qual farão o registo e dramatização na sala.
A PB, Glória Gonçalves

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Conhecer a Biblioteca









 Iniciou-se, no dia 26 de setembro, com a turma 5E, o trabalho colaborativo entre PB e Diretor(a) de Turma, tendo por principal objetivo Promover as literacias da biblioteca, leitura, informação e artísticas.
Depois de se ter apelado à curiosidade e aos conhecimentos relativos às secções temáticas de arrumação do fundo documental da biblioteca, os alunos encenaram, de forma improvisada mas com muito empenho, a peça de teatro «Alvoroço na Biblioteca», escrita por Cristina Quental.
   Muitos parabéns, a todas as meninas e meninos do quinto ano de escolaridade, pelo entusiasmo e adesão demonstrados!
A PB, Minervina Dias