Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Palestra sobre "O nascimento do Universo", na ES

     No âmbito das atividades do Programa Cientificamente Provável, numa parceria entre o AEResende, a RBE e a Universidade de Coimbra, alunos de turmas do 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos participaram, no dia 13 de fevereiro, na BEgas, numa interessante e científica palestra sabiamente proferida pelo sr. Prof. Doutor Alex Blin.
     Esta ação formativa contemplou, entre outros conteúdos de Astrofísica, algumas noções de Matéria e Energia (o conteúdo visível do Universo) e Métodos de Medição de Distância.
     Os alunos mais interessados retiveram, com bastante curiosidade, as seguintes ideias:
. O Universo tem uma distribuição de galáxias muito homogénea;
. As mesmas leis da Natureza são válidas em todo o Universo observado;
. O Universo não pode ser eterno nem estático;
. Nós, seres vivos, somos filhos da Supernova.
     Muito agradecidos, sr. Prof. Doutor Alex, pela fantástica aula que nos proporcionou!
A PB, Minervina Dias


,

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Palestra na Es - Não-violência no meio escolar


     
     Numa parceria de trabalho entre a Guarda Nacional Republicana e a Escola Secundária de Resende, foi dinamizada na BEgas, no dia 11 de fevereiro, pelo senhor agente Marino Santos, uma palestra subordinada à "Não-violência no meio escolar".
     Através da projeção de diapositivos abordaram-se os tipos de violência e as medidas de prevenção, tendo por objetivo suscitar a reflexão e o diálogo das turmas 1D, 1E e 1F sobre esta temática.
     Agradecemos a prestável e pertinente colaboração dos nossos parceiros!
A PB, Minervina Dias