Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

sábado, 6 de abril de 2019

Aluno vencedor - CNL - fase intermunicipal

    No dia 5 de abril, decorreu, em Felgueiras, a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura.
   Os sete candidatos do AEResende (Dinis Matos Bernardo, Dinis de Oliveira, Bruno Saraiva, Maria João Ferreira, Adelino Magalhães, Bruno Tiago Oliveira e Ânia Rodrigues) ofereceram a sua dedicação e participação empenhada, tendo em vista alcançar um lugar para a final nacional, o que aconteceu! Depois de conhecidos os resultados da prova escrita, foram chamados ao palco os cinco finalistas, por cada nível de ensino (desde o primeiro ciclo) das  27 escolas dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, para apurar dois alunos por ciclo.
   O nosso aluno Bruno Tiago Oliveira  (da turma 9D) demonstrou excelente conhecimento da obra "Os livros que devoraram o meu pai", de Afonso Cruz, e uma singular argumentação, sendo-lhe atribuída, pelo júri, a classificação que o conduzirá à fase final nacional, a decorrer em Braga.
    Um enorme agradecimento a todos quantos colaboraram e contribuíram para o sucesso desta iniciativa, quer da parte do município de Felgueiras quer do de Resende e respetivo Agrupamento de Escolas.
   A todos os alunos participantes, muitos parabéns, com um especial reconhecimento ao Bruno, e os votos de boa sorte para a fase nacional!
A PB, Minervina Dias

Alguns registos fotográficos em:
https://m.facebook.com/RedeNacionalBibliotecasPublicas/photos/a.1498630373543997/2577922562281434/?type=3&source=48&ref=bookmarks

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Balanço da Semana da Leitura





     De 29 de março a 5 de abril, decorreram, nas cinco escolas do AEResende, as atividades comemorativas da Semana da Leitura, subordinada ao tema Delícias de Leitura.
     As diversificadas iniciativas contemplaram: o encontro com escritores (Alice Cardoso, César de Carvalho, Filipe Monteiro, Joaquim Correia Duarte, José Amaral, José Brites, Lurdes Breda e Vitorino Silva); Todos juntos podemos ler com prazer - Trinta minutos a ler, em silêncio; Delícias de leitura interescolares; Oficina de emoções com Rita Almeida; Encenações da leitura; Chá com livros; A poesia / O autor vai à rua; Leitura a par / Voluntários da leitura; Palavrear com poesia; Ler dá saúde; Leituras entre turmas com prazer, em várias línguas; Exposição de cartazes e projeção de vídeos relativos ao décimo aniversário da BCESMM, BEgas e BJCD.
     Aos alunos, funcionários, professores, pais/EE, membros de equipas (BE, EV e TIC), elementos da Direção, representantes da Autarquia, patrocinadores (Caves da Raposeira, Lacticínios Paiva, Meu-Super, Município, Presunteca), escritores e convidados, um reconhecido e enorme agradecimento, pela gentil colaboração e dedicada adesão e por terem contribuído para o sucesso desta Festa de Delícias de Leitura!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias