No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terceira Idade, na Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, os alunos de uma turma do 3.º ano e de duas do 4.º ano, puderam ouvir, prazenteiramente e mais uma vez, tradições e contos orais da região, pela voz das senhoras assistentes operacionais: D. Isabel e D. Chinha que, respectivamente, narraram "O modo de fabrico artesanal das cavacas de Resende" e o conto "O Capuchinho Vermelho", acompanhado pela respectiva canção ensinada pela avó da contadora.

Todos os alunos do Agrupamento foram convidados, através da Plataforma Moodle - disciplina Biblioteca Escolar, a criarem um pequeno poema ou uma quadra dedicado(a) aos seus familiares idosos.
Neste dia, as senhoras professoras da EB1 de Cárquere convidaram a avó Albertina para ir à escola e dar a conhecer um pouco de si e dos seus tempos de juventude.
«Hoje veio à escola de Cárquere a D. Albertina, para lembrar a importância deste dia.
A D. Albertina tem 88 anos, nasceu em Anreade e veio viver em Cárquere aos 8 anos de idade. Mora nesta freguesia, no lugar de Casa Nova. Esta senhora é viúva, tem 7 filhos, é alta, magra e os seus cabelos são cheios de madeixas brancas. É simpática, educada, calma, trabalhadora e inteligente, apesar de nunca ter andado na escola.
Ela falou da sua vida e do seu tempo de criança. Quando era pequena, não teve brinquedos, só trabalhava no campo e em casa.
Quando casou, tinha 28 anos e o seu marido era o sacristão, homem divertido, contava histórias interessantes e sabia latim.
A D. Albertina fez, durante muitos anos, a sopa para os meninos da escola, quando não havia cantina.
Esta senhora disse aos meninos que a escola lhe fez muita falta e para os meninos aproveitarem tudo o que aprendem na escola, porque só mais tarde vão saber a falta que faz não estar atento nas aulas e não aprender o que a escola ensina.»
Sem comentários:
Enviar um comentário