Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Comemoração do Dia Mundial da Terceira Idade

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terceira Idade, na Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, os alunos de uma turma do 3.º ano e de duas do 4.º ano, puderam ouvir, prazenteiramente e mais uma vez, tradições e contos orais da região, pela voz das senhoras assistentes operacionais: D. Isabel e D. Chinha que, respectivamente, narraram "O modo de fabrico artesanal das cavacas de Resende" e o conto "O Capuchinho Vermelho", acompanhado pela respectiva canção ensinada pela avó da contadora.

Através da leitura, pela professora bibliotecária, do livro "A Avó e Eu", de Maria Teresa Maia Gonzalez, num momento de afectos com a leitura, reflectiu-se sobre a importância que as avós e as pessoas idosas têm na nossa vida.


Todos os alunos do Agrupamento foram convidados, através da Plataforma Moodle - disciplina Biblioteca Escolar, a criarem um pequeno poema ou uma quadra dedicado(a) aos seus familiares idosos.

Neste dia, as senhoras professoras da EB1 de Cárquere convidaram a avó Albertina para ir à escola e dar a conhecer um pouco de si e dos seus tempos de juventude.

Os alunos escreveram:
«Hoje veio à escola de Cárquere a D. Albertina, para lembrar a importância deste dia.
A D. Albertina tem 88 anos, nasceu em Anreade e veio viver em Cárquere aos 8 anos de idade. Mora nesta freguesia, no lugar de Casa Nova. Esta senhora é viúva, tem 7 filhos, é alta, magra e os seus cabelos são cheios de madeixas brancas. É simpática, educada, calma, trabalhadora e inteligente, apesar de nunca ter andado na escola.
Ela falou da sua vida e do seu tempo de criança. Quando era pequena, não teve brinquedos, só trabalhava no campo e em casa.
Quando casou, tinha 28 anos e o seu marido era o sacristão, homem divertido, contava histórias interessantes e sabia latim.
A D. Albertina fez, durante muitos anos, a sopa para os meninos da escola, quando não havia cantina.
Esta senhora disse aos meninos que a escola lhe fez muita falta e para os meninos aproveitarem tudo o que aprendem na escola, porque só mais tarde vão saber a falta que faz não estar atento nas aulas e não aprender o que a escola ensina.»

Sem comentários:

Enviar um comentário