Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Comemoração do dia Internacional da Pessoa com Deficiência


No âmbito desta data comemorativa internacional, promovida pela Organização das Nações Unidas, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos respeitantes à deficiência, a Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM) do nosso agrupamento de escolas, em articulação com a biblioteca escolar, mobilizou-se em defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.

No auditório da EB2, a senhora coordenadora da biblioteca escolar começou por estabelecer um curto diálogo com as crianças da UAEM e os alunos do 5.º e 6.º anos, que puderam estar presentes, tendo como objectivo alertar para a importância deste dia e para a necessidade de apoiarmos e de acarinharmos as pessoas com deficiência, para podermos realizar uma maior e melhor cidadania. Passou, de seguida, para a leitura da história O Príncipe com Orelhas de Burro, recontada por Luísa Ducla Soares, em Contos para rir. Através desta leitura, foi possível contribuir para a tomada de consciência dos benefícios da integração das pessoas com deficiência numa sociedade solidária e participativa.
Seguidamente, a senhora coordenadora da educação especial apresentou o filme No fio dos limites, que se encontra no YouTube, com o objectivo de vivermos um pouco o dia-a-dia de uma pessoa com deficiência e de reconhecermos a sua integração na vida social, económica e cultural. Ainda no auditório, distribuiu, com um sorriso amigo, a todos os participantes, dois marcadores de livros com mensagens alusivas ao dia.
Para terminar, no átrio exterior da escola sede do agrupamento, foi com grande alegria e entusiasmo que se lançaram os balões com bonitas frases de apelo a uma boa e sã consciência social, relativamente às pessoas com deficiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário