Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos

No âmbito do projecto Ler a crescer e da comemoração do DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS (Dia 10 de Dezembro), foram promovidas, pela Biblioteca Escolar, várias actividades.
Na Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, as actividades denominadas “Aprendo e divirto-me” tiveram por objectivos:
 Dinamizar actividades de carácter lúdico e cultural, contribuindo para a formação pessoal e social dos alunos;
 Valorizar a imagem da BE;
 Estimular os alunos para a participação nas actividades da BE;
 Motivar os alunos para a frequência e utilização regular dos recursos da BE;
 Promover a literacia da informação;
 Desenvolver competências no âmbito da leitura e da escrita;
 Despertar curiosidades nos alunos, que impliquem a necessidade destes se questionarem e pesquisarem, no sentido de adquirirem respostas.
Essas actividades consistiram na realização de tarefas específicas e diversificadas, registadas num documento (Guião de actividade). De acordo com as instruções do guião (que contempla também, de uma forma lúdica, a reflexão sobre conhecimentos ao nível da língua materna), os alunos percorreram e contactaram com os diferentes espaços físicos da BE, realizando, simultaneamente, actividades relacionadas com os artigos da Declaração dos Direitos Humanos.
No final do percurso, os alunos registaram, no “livro” elaborado para o efeito, uma mensagem alusiva à temática em causa e de acordo com as instruções do guião.
Para além do empenho e interesse assumidos pelos nossos alunos, durante a realização das actividades, realçamos o seu entusiasmo, que se reflectiu no aumento progressivo de participantes, ao longo do dia.
A Equipa da Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte sentiu-se gratificada pela presença e participação activa dos alunos, pelo que se compromete a surpreendê-los novamente e em breve.
Por isso, não se esqueçam de visitar a nossa BIBLIOTECA!
Já alguém dizia que uma imagem vale por mil palavras! Neste contexto, e apesar do exposto, partilhamos convosco algumas das imagens que registámos e que espelham partes dos momentos vividos referidos anteriormente, desejando que sejam do agrado de todos.

A Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros promoveu a realização de quatro sessões de leitura, tendo como principais objectivos:

* Promover o livro e a leitura;

* Incentivar para o contacto com o livro, o seu autor e as personagens da história, através do intercâmbio com adultos;

* Favorecer o diálogo e a partilha de ideias.



Após ter sido estabelecido um curto diálogo horizontal, acerca deste dia comemorativo, valorizando o direito da igualdade, o da liberdade e o da fraternidade, foram lidos e explorados os contos Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares (com os meninos do ensino pré-escolar, pela voz do senhor formador residente do PNEP, Prof. Paulo Oliveira, no cantinho da leitura da Biblioteca), e O Senhor Misterioso, de Leonel Neves, em Sete Contos de Espantar (com os meninos do 1º ciclo, pela acção da senhora Professora Bibliotecária, no auditório da Escola).
Depois de terem sido convidados a realizarem o reconto da história ouvida, os alunos Tiago, do 3.º ano de escolaridade, e o Mauro, do 4.º ano, testemunharam os momentos agradáveis vividos, promovendo a expressão e a compreensão do oral, para além de terem potenciado a leitura e o desenvolvimento da capacidade de atenção e de retenção da informação.
Antes de saírem do auditório, os alunos foram, ainda, desafiados a realizarem um desenho ou a escreverem um pensamento ou uma quadra, relativo(a) aos Direitos Humanos, que depositarão, até sexta-feira, na caixa da Biblioteca criada para esse efeito. Os trabalhos mais significativos serão, aqui, revelados e farão parte do próximo boletim informativo da BE.

Sem comentários:

Enviar um comentário