Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Há vida na BE do nosso Agrupamento!

É do conhecimento geral que a Biblioteca Escolar (BE) se assume, nos dias de hoje, como estrutura que funciona dentro e fora da escola, facultando ao agrupamento acompanhar e impulsionar mudanças nas práticas educativas. O facto de o nosso agrupamento ver as suas bibliotecas integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e de ter ao seu serviço dois professores bibliotecários, além de outros docentes e assistentes operacionais que fazem parte da equipa, tem tornado possível fomentar todo o trabalho que permite descobrir e aprofundar a dimensão sócio-educativa e cultural da BE. A partir da dinamização das actividades promovidas através das duas bibliotecas, do blogue da BE, da disciplina Biblioteca Escolar da plataforma do agrupamento, os nossos parceiros: alunos, professores, encarregados de educação e comunidade, em geral, têm sido desafiados a apreciarem, a valorizarem, a testemunharem e a colaborarem com a equipa e têm-se revelado atentos e participativos, contribuindo para a dinâmica que nos envolve, quer dentro quer fora da escola.
Através da sequência de imagens que apresentamos, e agora que chegámos ao fim do 1.º período lectivo, somos desafiados a tomarmos consciência de que só existimos porque os nossos empenhados colaboradores promovem a existência da BE e, também, a tomarmos maior consciência de que a qualidade dos nossos serviços é e será constitutiva da BE que queremos e à qual temos o gosto de pertencer.

Não há biblioteca sem corpo (livros e não-livros) e não há biblioteca sem alma (alunos, professores, utilizadores, parceiros educativos)!



Sem comentários:

Enviar um comentário