Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Comemoração do Dia Internacional dos Jornalistas e dos Escritores, com César Luís de Carvalho

Trabalhos produzidos por alunos, no âmbito do encontro com o escritor César Luís de Carvalho:



No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Jornalistas e dos Escritores, a biblioteca escolar convidou o senhor professor e escritor César Luís de Carvalho a estabelecer intercâmbio com os alunos do 1.º ciclo do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, partilhando alguma da sua experiência jornalística e de escrevedor de histórias, tendo por objectivos principais:
• Favorecer o diálogo e a partilha de ideias;
• Promover o livro e a leitura;
• Incentivar para o contacto com o livro, o seu autor e as personagens da história.
Através do diálogo horizontal, o escritor começou por questionar os alunos acerca da forma de escrita usada por jornalistas e por escritores. Os meninos foram motivados, com grande espírito de pedagogia, a criarem, oralmente, uma possível introdução para um texto jornalístico e, a partir do mesmo, ao seu enriquecimento vocabular, de forma a poder ser transformado numa história concebida por um provável escritor.

De seguida, dizendo que mais do que escritor é um coleccionador de livros, apresentou uma razoável quantidade deles, “para todos os gostos e feitios”, de vários tamanhos, diversas qualidades e representativos de diferentes épocas, referindo nomeadamente o grande poeta português (Luís de Camões), Alice Gomes e a menina Elisa Carvalho.
Depois de lida e comentada a história “O Ratinho desdentado”, criado por alunos da EB1 de Moimenta da Beira, alguns meninos satisfizeram a sua curiosidade, colocando questões, a partir do registo prévio em marcadores de livros, elaborados para assinalar a presença do prezado escritor e professor na nossa escola, neste dia comemorativo.
Na resposta à questão sobre o que pensava que era preciso para se ser escritor, César de Carvalho desafiou os alunos a manifestarem a sua opinião. Surgiram, então, várias respostas, das quais salientamos: “Saber escrever”, “Ter imaginação”, “Gostar de escrever”, “Ter criatividade”, "Ler muito”, "Ser persistente". Estas frases agradaram ao escritor que aproveitou o momento para dizer que, para além de os livros terem magia, também os senhores professores são mágicos, já que eles conduzem ao poder da leitura e da escrita.
Estamos muito agradecidos, senhor professor e escritor César! Gostámos bastante da sua presença e camaradagem!
Agradecemos, também, a comparência das senhoras: coordenadora interconcelhia da RBE (Dr.ª Elisabete Carvalho), representante da Equipa de Apoio às Escolas da DREN (Dr.ª Cristina Correia), adjunta do director (Dr.ª Isabel Moreira) e do senhor director do agrupamento (Eng.º Manuel Luís Tuna).

Sem comentários:

Enviar um comentário