Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Comemoração do Dia da Europa

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, os alunos do 4.º ano da turma M5 estiveram presentes na Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, onde começaram por ouvir o hino europeu (“Ode à Alegria”, música extraída da Nona Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823), como forma de introduzir o diálogo sobre o tema "União Europeia" e sobre o significado de ser cidadão europeu, tendo por base o livro “Conhece a União Europeia”, traduzido por Inês Guerreiro.
Referiram, também, os restantes símbolos da identidade europeia:
. a bandeira azul - com 12 estrelas, em círculo, que simbolizam os princípios da unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa; o seu número (doze) lembra a divisão do tempo (meses, horas);
. o lema – “Unida na diversidade”;
. o dia. Foi dito que, no dia 9 de Maio de 1950, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, apresentou, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia. Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman”, baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia, incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de Maio como o “Dia da Europa”.
Depois de se recordar que a União Europeia é constituída, actualmente, por 27 países membros e que a Turquia é um dos países que aguarda a sua entrada na União, os alunos foram convidados a participarem na leitura e exploração do conto “A Arca Voadora”, com personagens turcas, adaptado de “Contos de Andersen” por Soledade Martinho da Costa.

Na interrupção lectiva da hora do almoço, os utilizadores da Biblioteca criaram a bandeira relativa a um país membro da União Europeia, desenharam e pintaram as 12 estrelas e escreveram algumas frases, para formarem um cartaz colectivo, que se encontra exposto no interior da Biblioteca.

Sem comentários:

Enviar um comentário