Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Literacias da Biblioteca - Formação aos utilizadores da BE


No decorrer de outubro, no âmbito das atividades comemorativas do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a professora bibliotecária promoveu, junto dos alunos e professores das turmas do 1.º ano (e de outros anos inscritos) dos dois centros escolares, sessões de formação aos utilizadores, visando contribuir para o aperfeiçoamento de literacias da biblioteca, a partir do diálogo e da exploração das zonas/elementos físicos da biblioteca e da realização do jogo “Sei onde encontrar…”.

Constituíram objetivos principais: promover o aperfeiçoamento de literacias da biblioteca e a formação dos utilizadores; desenvolver o conhecimento das zonas e das secções temáticas da biblioteca e da arrumação do fundo documental, favorecendo a sua divulgação e o respeito pelas regras de utilização.

No final de cada sessão, a PB realizou em voz alta a leitura de “Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, de Mafalda Milhões. A exploração recreativa desta história, além de ter constituído mote de reflexão sobre a importância de uma biblioteca escolar, apelou ao lúdico e à criatividade, através da invenção de frases relacionadas com componentes da biblioteca e/ou outras pessoas (que não as da história), incluindo o nome de cada aluno da turma, tendo-se procurado encontrar palavras que rimassem.

            Que a nossa Biblioteca Escolar (BE), formada pelas suas quatro bibliotecas, continue a ser “uma casa onde cabe toda a gente”!
                                                                                                                                       A PB, Minervina Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário