Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Palestra sobre Literacias da Informação, na ES

     No dia 30 de janeiro, as turmas 10A, 10B e 10C deslocaram-se à BEgas, acompanhadas pelos senhores professores Ana Margarida, Eduardo Pinto, Fernando Beleza, Joana Correia, Manuela Carvalho e Paulo Sequeira, para participarem numa palestra formativa subordinada à infoliteracia, sabiamente proferida pelo sr. Bibliotecário Municipal de Lamego, prof. Victor Rebelo.
     Após a abertura da sessão, pelo sr. Subdiretor, prof. António Carvalho, o palestrante envolveu a plateia no mundo das literacias da informação, através da constante interação, que abraçou os tipos de biblioteca, a ciência informática e a experiência pessoal discente em trabalhos de pesquisa de informação. Muito agradecidos, senhor formador Victor, pela excelente abertura destes "horizontes"!
     Destacamos alguns passos a ter presentes, aquando da realização de um trabalho de pesquisa: reconhecer a necessidade de informação, selecionar fontes de informação, construir estratégias de pesquisa, localizar, aceder, comparar, avaliar, organizar, comunicar, guardar e partilhar. Devemos recordar que uma das maiores fragilidades é a competência para avaliar, criticamente, a informação. Assim, podemos, sempre, seguir os seguintes critérios: atualidade da informação, a sua relevância para o trabalho, autoridade, fiabilidade e objetivo da informação pesquisada.
     Em cada Biblioteca do AEResende e na disciplina Biblioteca Escolar da Plataforma do Agrupamento, estão disponíveis Guiões de Pesquisa de Informação e de Estudo que poderão servir, também, à concretização de bons trabalhos curriculares, com a colaboração dos professores curriculares, das professoras bibliotecárias e dos membros da equipa da BE. Ótimos trabalhos de estudo e de pesquisa de informação!
A PB, Minervina Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário