Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Encontros Biblioteca Humana? Sim, aqui e sempr

Os Encontros Biblioteca Humana têm constituído, no AEResende, uma iniciativa de partilhas literárias e de conhecimentos, em que cada convidado se assume como um livro aberto transmissor de emoções e de saberes.
Este projeto nasceu, nas nossas escolas, na Semana da Leitura de 2016. Desde aí, e no âmbito das atividades comemorativas do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), este projeto brindou-nos, pela quarta vez consecutiva. No passado mês de outubro, a nossa Biblioteca Humana assumiu um enriquecedor elo de dádivas pessoais e profissionais, num estreitamento de intercâmbios:
. “O que é feito de mim?”, pelo senhor Dr. Joaquim Correia Duarte que nos recordou, no dia 16, na EB2, a importância da leitura e da escrita no caminho de uma vida mais feliz.
. “40 minutos com a Mia”, no dia 21, na Escola Secundária, a querida aluna Mia Filipe usou de pertinentes palavras sedutoras, no sentido de aliciar os colegas para um maior gosto pela leitura e pelas atividades escolares.
. "Artigos de opinião", no dia 23, na Escola Secundária, pelo senhor professor e articulista Dr.  João Paulo Batalha, cuja comunicação incidiu na leitura, escrita, cidadania e democracia.
. "Leituras e mais", pela senhora Bibliotecária Municipal, Dr.ª Ana Maria Pinto, que nos fez regressar às senhoras "Pack Horse Library" e voar através da interdisciplinaridade cultural, no dia 24, na EB2.
Fazemos votos de que estas experiências interpessoais continuem a favorecer a leitura de vidas e de ideias, pessoal e coletivamente!
A Professora bibliotecária, Minervina Dias
Área de anexos

Sem comentários:

Enviar um comentário