Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Boa prática curricular - Pequenos cientistas





   À semelhança do que faziam na escola no cantinho das ciências, as crianças do JIR3 do CER continuam a brincar aos cientistas em casa, com a ajuda dos pais e irmãos. Deste modo, a brincar, estimula-se a sua curiosidade colocando perguntas que as levam a pensar, a interrogar-se e a querer saber mais: “Repararam que…? Como podemos descobrir? Haverá outra forma de o fazer? Do que precisamos? O que irá acontecer se…? Por que razão achas que isto acontece?”
     Estas atividades experimentais explicam alguns fenómenos naturais, promovem a autonomia das crianças, despertando o entusiasmo e o gosto pela novidade, estimulando o raciocínio, a descoberta e o interesse no porquê dos acontecimentos e a formulação de hipóteses.
     Assim,  com a ajuda da imaginação e de alguns materiais de fácil acesso, demonstramos que a experimentação é essencial para despertar a curiosidade e que a ciência pode ser bem divertida!
A educadora,
Benvinda Fernanda Ferreira Tuna

Sem comentários:

Enviar um comentário