A Educação Literária tem como objetivo primordial o desenvolvimento e gosto pela leitura através de inúmeras atividades conexas à leitura, ao livro.
Dada a escassez de práticas de leitura, quer em casa quer na escola, acrescido o facto de ser necessário iniciar a literatura precocemente, é essencial trabalhar-se nesse sentido. Sabemos que o domínio da Educação Literária ainda não ocupa a devida importância nas práticas em sala de aula, ainda que sejam nelas que o desenvolvimento dos hábitos de leitura se iniciam e propagam.
O presente projeto de intervenção "Escola a Ler / Ler para Ser / Ler a crescer" surgiu da necessidade, encontrada no contexto, para minimizar também dificuldades de interpretação e compreensão do texto, aliada à falta de imaginação. Assim, procura-se estimular as crianças para a leitura e para a importância das práticas de leitura.
Os resultados conseguidos, até ao momento, mostram-nos que a concretização deste projeto possibilita aos alunos uma multiplicidade de vivências e experiências, contribuindo para um maior interesse pelos livros e pela leitura. Este interesse repercute-se no desejo de adquirir diversos livros, criando diferentes estratégias como foi o caso da leitura ao microfone, nas conversas formais e informais sobre determinado livro, na leitura de livros existentes na biblioteca, em contexto de sala de aula, e até no decorrer dos intervalos.
Continuação de boas leituras, a todos!
O Professor da Equipa BE, Zé Rui

Sem comentários:
Enviar um comentário