Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Escola a Ler / Ler para Ser / Ler a crescer, no AE Resende

    






     A Educação Literária tem como objetivo primordial o desenvolvimento e gosto pela leitura através de inúmeras atividades conexas à leitura, ao livro.

     Dada a escassez de práticas de leitura, quer em casa quer na escola, acrescido o facto de ser necessário iniciar a literatura precocemente, é essencial trabalhar-se nesse sentido. Sabemos que o domínio da Educação Literária ainda não ocupa a devida importância nas práticas em sala de aula, ainda que sejam nelas que o desenvolvimento dos hábitos de leitura se iniciam e propagam.

     O presente projeto de intervenção "Escola a Ler / Ler para Ser / Ler a crescer" surgiu da necessidade, encontrada no contexto, para minimizar também dificuldades de interpretação e compreensão do texto, aliada à falta de imaginação. Assim, procura-se estimular as crianças para a leitura e para a importância das práticas de leitura.

     Os resultados conseguidos, até ao momento, mostram-nos que a concretização deste projeto possibilita aos alunos uma multiplicidade de vivências e experiências, contribuindo para um maior interesse pelos livros e pela leitura. Este interesse repercute-se no desejo de adquirir diversos livros, criando diferentes estratégias como foi o caso da leitura ao microfone, nas conversas formais e informais sobre determinado livro, na leitura de livros existentes na biblioteca, em contexto de sala de aula, e até no decorrer dos intervalos.

     Continuação de boas leituras, a todos!

O Professor da Equipa BE, Zé Rui

Sem comentários:

Enviar um comentário