Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

quinta-feira, 17 de março de 2022

Escola a Ler, com a Educação Inclusiva, no CER


A Ovelhinha Preta (articulação  Educação Especial e Biblioteca)
     Segundo Serrano (2008) põe em evidência a escola inclusiva na aprendizagem, considerando que devem ser adotadas modalidades e estratégias pedagógicas centradas no aluno, apropriando-as às capacidades e necessidades de cada um. A escola deve, pois, conceber formas eficazes de contribuir para a educação de todos os alunos, incluindo aqueles que possuem alguma dificuldade, definindo estratégias favoráveis ao seu desenvolvimento sociocognitivo. 
     Desta forma e no âmbito da leitura expressiva, trabalhada pela Professora da Educação Especial, com a obra “A Ovelhinha Preta”, uma história para crianças sobre a igualdade e a diferença, de Elisabeth Shaw, em articulação com o representante da BCER, foi elaborado pelos alunos presentes um poema composto por três quadras, respeitando as regras deste tipo de texto, que foi, depois, declamado pelas duas crianças. 
     Esta atividade insere-se na comemoração da Semana da Poesia. 

Nas montanhas vivia um pastor
Piloto era o seu companheiro
Pois ele tinha-lhe tanto amor
Que dormia quentinho no palheiro

As suas ovelhinhas
Eram adoradas pelo Tadeu
Mas foi a ovelhinha preta
Que muito leitinho lhe deu

Um dia, numa tempestade 
Valeu o cavaleiro Gonçalo
As ovelhas fugiram e ficaram metade
E ele recolheu-as com o seu cavalo 

O Professor da Equipa BE, Zé Rui
 




Sem comentários:

Enviar um comentário