Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares e promover o serviço de marketing educativo/cultural da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

19 novembro - Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino

   Comemora-se, no dia 19 de novembro, o Dia Internacional do  Empreendedorismo Feminino, defendendo-se a máxima de trabalho igual/salário igual. 

    O empreendedorismo é um fenómeno internacional cada vez mais estudado, sendo muitas vez entendido como uma aposta para a criação de emprego e consequentemente conducente ao crescimento económico. Este trabalho de investigação tem como objetivo fundamental abordar a problemática relacionada com o género e o empreendedorismo na sociedade portuguesa. Trata-se de um tema atual e ainda são conhecidos poucos trabalhos empíricos que abordem esta temática. Pretende-se explicitar o conceito de empreendedor, as diferenças comportamentais e sociais entre os géneros feminino e masculino enquanto empreendedores e identificar mulheres portuguesas empreendedoras. Para isso, realiza-se uma análise empírica da problemática com base nos dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em Portugal para os anos 2007 a 2012. Optou-se por uma metodologia qualitativa, de estudo de caso múltiplo, sendo o instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada. Posteriormente procedeu-se à análise do conteúdo das entrevistas realizadas, reunindo-se os dados das diversas fontes e comparando-os com os dados teóricos recolhidos. A amostra deste estudo envolveu oito participantes – mulheres portuguesas empreendedoras em diferentes ramos de negócio. Relativamente aos resultados obtidos, constatou-se que a maioria das entrevistadas tem familiares empreendedores, sendo o pai a figura apontada como a impulsionadora da atividade empreendedora. Verificou-se, ainda, que o desejo de realização pessoal e independência são os principais fatores motivadores de trabalhar por conta própria. Como conclusão e baseado nos resultados obtidos, podemos ainda referir que nenhuma empreendedora sentiu ou sente qualquer discriminação ou desigualdade de género sendo mulher empreendedora em Portugal.

    Visite a exposição na Biblioteca da Escola Secundária, onde pode ver trabalhos elaborados por alunas (3º G/H)), orientadas por professores do Grupo de Economia/Contabilidade.

O Coordenador do Clube do Empreendedorismo, 

João Paulo Batalha Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário