Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE. O horário de abertura do espaço físico das bibliotecas abrange o tempo de permanência dos alunos em cada escola.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dia da Biblioteca Escolar no CER

   
    No âmbito da comemoração do dia internacional da biblioteca escolar, cujo tema foi “Biblioteca Escolar: um mapa de ideias”, desenvolveu-se, no Centro Escolar de Resende, o projeto de criação de um livro gigante de histórias, escritas pelas turmas do 3º e 4º ano, e ilustrado pelas turmas do 1º e 2º ano, a partir de um mapa especial, cujo objetivo era levar os alunos a encontrar um tesouro.

    Foi ainda desenhado um percurso desde a entrada até à biblioteca, com pegadas e outra sinalética, no intuito de motivar e levar os alunos até este espaço, onde poderiam, então, no dia 27 de Outubro, encontrar o tão desejado troféu – “Ler é o nosso maior tesouro.”
    Esta iniciativa partiu das colaboradoras: Ana Almeida (Educadora), Dulce Almeida (Psicóloga) e Inês Correia (Animadora), por considerarem que a leitura faz falta e é necessária para o pleno desenvolvimento do aluno, nomeadamente da sua imaginação e do conhecimento académico.
    Ainda inserido nas comemorações do dia da Biblioteca Escolar, um grupo de alunos da Turma R11 dramatizou a peça “Alvoroço na Biblioteca”, que chama a atenção para o tipo de livros existentes nesta valência e que pretende sensibilizar para a importância dos alunos frequentarem a biblioteca e usufruírem de todo o conhecimento contido nos livros que, sem dúvida, é uma mais-valia para o seu crescimento e desenvolvimento intelectual.

No final da apresentação os alunos leram as histórias que criaram.

O membro da equipa da BCER: Inês Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário