Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia da Biblioteca Escolar no CESMM

   As atividades comemorativas do Mês Internacional da Biblioteca Escolar culminaram, hoje, na realização do Dia festivo da Biblioteca Escolar.
   Ao longo do mês, os alunos participaram na criação de cartaz coletivo e na elaboração de slogans e de adereços alusivos à biblioteca.
  Na interrupção letiva da hora do almoço de hoje, os alunos do 1.º ciclo foram desafiados a participarem na (re)descoberta e escrita correta do tema subordinado ao mês de outubro, "A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias". Os autores das dez primeiras participações acertadas foram contemplados com a oferta de um postal oferecido pela RBE.
   Pelas 15h, todos os alunos do 1.º ciclo e os respetivos professores participaram na festa do dia. A Professora Bibliotecária estabeleceu um curto diálogo vertical acerca da importância destas datas, antes da realização do concurso "Participar é que está a dar! - Redige e lê a tua frase/quadra". Os vinte e três alunos participantes do 2.º ao 4.º anos de escolaridade aderiram com entusiasmo e revelaram excelentes capacidades de criação frásica e boa leitura em público.  Cinco deles foram premiados com o livro "Missão Impossível", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, editado pela Fundação Jorge Álvares. Parabéns a todos os participantes e aos membros do júri que os avaliaram.
   Foram, ainda, chamados ao palco, os dez primeiros alunos que responderam corretamente ao desafio da hora do almoço.
   Antes do encerramento do encontro, os meninos da turma M4 apresentaram a peça de teatro "Alvoroço na biblioteca", orientados pelos professores das AEC: Fátima Silva, Carlos Francisco e Susana Gomes.
   A festa foi encerrada com a projeção de um pequeno filme alusivo às atividades realizadas na biblioteca, durante o mês de setembro e parte de outubro.
   Muito obrigada, a todos os utilizadores da biblioteca e a todos os dinamizadores, por fazerem da nossa biblioteca uma "casa onde cabe toda a gente" e um lugar especial de afetos e de encontros com as literacias!

A Professora Bibliotecária: Minervina Dias



Sem comentários:

Enviar um comentário